THE DELAGOA BAY COMPANY

Dezembro 25, 2009

OS CAMPEÕES DO FERROVIÁRIO

Nesta foto, os nadadores do Ferroviário mais pontuados no princípio dos anos 70. Com o treinador, Manuel da Mata.

Ambos o Rui e a Vilma já faleceram. Carlos Serra vive com a família na zona de Lisboa, em Portugal. Manuel da Mata vive perto de Algés e está reformado.

O irmão da Vilma vive há vários anos na Austrália, os pais na zona de Algés.

As duas irmãs do Rui, bem como os pais, vivem em Coimbra e arredores.

Na piscina do Ferroviário, Carlos Serra, Vilma Naldo e Rui Abreu, com Manuel da Mata

Anúncios

29 comentários »

  1. É com uma profunda tristeza que venho a saber por ti ,ABM que a Vilma faleceu. Pois foi uma amiga e companheira que recordo com mta saudade com quem eu tb privei de mto perto na minha passagem pela natação do Ferroviário,tínhamos ambos a mesma idade. havia uma cumplicidade mto gde entre o grupo “ratinho” (Dias), Vilma Naldo, Madalena Pereira e eu. Gostava ainda de lembrar outros nomes que me são igualmente queridos. Ana Maria Guerra,a Vera,a Olga Camacho e irmã, a Branca, a amiga Ana Lúcia Rodrigues a minha irmã Carla Pinto, a Gabriela Brito Tavares, O Orlando,o Zé-Tó o Rui Pereira, o Mica irmão da Vilma,o Quim-Quim. Estes do ferroviário. E de todos os outros que tens vindo a revelar.

    Comentar por Fernando Rui Gomes Pinto — Março 1, 2010 @ 8:31 am

    • Rui

      A morte dela foi uma tristeza e totalmente fora do baralho…. o Mica emigrou para a Austrlia h muitos anos e vive l. Do resto do pessoal do Ferrovirio sei do Sr Mata, da Cristina Ananandes e o Carlos Serra. Seria bom saber deles e espero que com esta brincadeira eles dem sinal de sua graa um dia destes.

      T

      Comentar por Antnio Botelho de Melo — Março 1, 2010 @ 11:01 am

    • Foi a Ana Lucia Rodrigues que se encontra a viver na África do Sul, que hoje me mandou este link sobre os atletas de Lourenço Marques.
      É de louvar este tipo de atitudes.
      Tenho muitas fotografias e recortes de jornais sobre as provas de natação.
      Um grande abraço para ti Fernando

      Comentar por Ratinho (CFM) — Maio 25, 2010 @ 10:11 pm

      • Ratinho,

        Obrigado. Manda imagens digitalizadas e anotadas por email para bcaluanda@gmail.com, se possível em formato jpeg. Muito fácil.

        Abraço

        Tomané

        Comentar por ABM — Maio 25, 2010 @ 11:03 pm

      • Viva – Viva meu bom amigo, estou emocionado por saber de ti,depois de uns 300 anos… mas para bem vamos sempre a tempo 😉
        Ainda continuas “preto” Bronzeado do Bilene? sabes que cá em Portugal ainda me encontrei 2 vezes com a tua irmã Graça que na altura vivia na Vila da Feira e acho q tu no Porto, mas como era tudo tão difícil na época e o tempo foi espaçando…
        E qd fomos a Beira e tu no aeroporto gastaste logo o teu dinheiro todo em carrinhos da macthbox.
        Agora vives aonde? o meu endereço é ruigomes64@hotmail.com.
        Estou super Feliz por ter noticias tuas eramos uns campeões hehe , um gde abraço e dá noticias.

        Comentar por fFernando Rui Gomes Pinto — Maio 26, 2010 @ 6:29 am

  2. Ola Tomané

    Aqui estou eu,recebi mail hoje da Cristina com as fotos.
    Estou a viver na Venda do Pinheiro com minha familia,Minervina,Melissa e Nádia.

    Espero falarmos mais em breve

    Cpts

    Serrinha

    Comentar por Carlos Serra — Maio 6, 2010 @ 9:46 pm

  3. Olá ex-nadadores do ferroviário.
    Eu era a Branca I, ou seja a filha mais velha da minha mãe Branca. Para o Sr. Mata eu era a Branca I e nadava com a Vilma, o ratinho e outros no Ferroviário. Ainda me lembro das brincadeiras e batotices nos treinos, do género virar a meio da pista e passar para a dianteira, puxadas dos pés para trás, etc, etc, coisas que faziam parte dum grande convivio e cumplicidade. Tive e ainda tenho muitas saudades!
    Lembro-me para além dos referidos pelo Fernando Pinto também de uma Graça, já das mais velhas…. .
    Lembro-me de uma ida de toda a equipa de comboio à Beira, e actuaram um grupo de palhaços estrangeiros e habilmente caiam da prancha de 10 metros na piscina de saltos. Foi o máximo essa viagem.
    Beijinhos a todos.

    Maria Paula (Branca I)

    Comentar por Maria Paula Mourão — Maio 10, 2010 @ 11:24 pm

    • Olá Branca

      Manda uma ou mais fotos em que estás para te meter aqui no elenco… apesar de eu ser inveterado do Desportivo, os nadadores do Ferroviário são como família…

      T

      Comentar por ABM — Maio 11, 2010 @ 5:28 pm

      • Olá Branca, espero que te lembres de mim, pois eu recordo me bem de ti 😉 eras mais ao menos da minha idade, e tinhas os cabelos encaracolados,lembro me tb da tua mãe e irmã mais nova, q na altura era pequenita 😉 e do carro da tua mãe hehe verdadeiro espada 😉
        a Graça q te referes deve ser a Graça Dias Filha do sr. Dias e pai do Ratinho,eu andava sempre com ele 😉 tb te deves lembrar da Madalena Pereira, da Vera, da Olga Camacho e irmã, da Ana Maria Guerra,etc 😉 não sei se chegaste a ir a inauguração da piscina de Vila Pinto Teixeira? a viagem foi de comboio. Deixo te aqui um abraço e gostei de saber de noticias tuas.
        O ABM é o maior, a brincar já encontrou aqui alguns do Ferroviário é um verdadeiro Ás. Aqui fica um abraç sentido e caloroso para este amigo ;))

        Comentar por Fernando Pinto — Maio 11, 2010 @ 5:46 pm

  4. Eu vivia na Beira, praticava natação pelo Clube Nautico da Beira. Nadava com Pauleca, Paulo Azevado; Pedro Andrade;
    Zito Durão, Miguel Durão; João Luis Vieira, entre outros….
    Alguns dos vossos nomes são-me conhecidos, claro, quando nos chamavam para nas pistas competirmos lado a lado… até no Torneio das 5 cidades, ehehehh.
    Obrigado por vos rever…..

    Comentar por Carlos Arcas — Maio 15, 2010 @ 8:54 pm

  5. Boa sorte a todos!!!!

    Comentar por Carlos Arcas — Maio 15, 2010 @ 8:56 pm

  6. Olá Fernando Pinto

    Já nos fartamos de rir à tua conta. As coisas que tu te lembras. Até do carro da minha mãe… Incrível, quem me dera!
    Infelismente não me lembro de ti. A foto que está aqui de ti estás de perfil e não estou bem a ver quem és. DESCULPA! Mas sou também de 64 como tu.
    Tens razão para a Beira fomos de avião e para Vila Pinto Teixeira é que fomos de comboio.
    Descobri que houve um encontro de ex-nadadores em 1980. Tu foste? Não vai haver mais? Desta vez também quero ir e levo também as minhas irmãs.
    Não tens FB, gostava de ver como estás agora?
    Beijinhos e vai dando notícias. Agora ando sempre por aqui.
    Beijinhos
    Maria Paula (Branca I)

    Comentar por Maria Paula Mourão — Maio 18, 2010 @ 8:50 pm

  7. És uma malandra, já não quero saber mais de ti lol, eu sou o irmão da Carla Pinto o meu pai era o sr, Hilário Pinto e a minha mãe era a D. tina,nadei com o Aurélio com o zé-Tó filho do sr. Brandão etc qd passei para infantil ainda nadei com o Rui Abreu que era mais velho q eu 4anos foi qd ele passou para juvenil. Ainda fiz uma prova com eles, Rui Abreu, Carlos Serra , Amílcar Arnaldoforam os 800m livres, que fiquei em 3º lugar na piscina do Desportivo,embora tenha nadado na 2ª serie classifiquei me em 3º. 1º o Rui, 2º o Serrinha ,3º moi même, lol. Beijinhos .

    Comentar por Fernando Pinto — Maio 19, 2010 @ 1:31 am

  8. Olá Fernando

    Preciso de convocar uma reunião familiar urgente em minha casa, para avivar a memória. Com a ajuda de todos hei-de chegar lá. Sabes uns lembram-se de umas coisas, outros de outras, e vou-me lembrar de ti. A consultar algumas fotos daqui já me lembrei de muita gente.
    Devias ser daqueles que me puxavam o pé para trás nos treinos, não?
    Também preciso de ver as minhas fotos da natação que estão com os meus pais. Depois falamos.
    Bjs.

    Comentar por Maria Paula (Branca I) — Maio 19, 2010 @ 3:36 pm

  9. Olá Paula cá te deixo o meu endereço, ruigomes64@hotmail.com . Espero que me contactes até lá um beijinho.
    Depois de tanto tempo nunca pensei que isto de sabermos noticias uns dos outros fosse possível, muito menos desta forma,de facto o Tó-Mané, teve uma ideia brilhante.
    Ele além de um verdadeiro campeão é um génio 😉
    Acho fantástico este trabalho do nosso amigo,é que este menino tem arte para a escrita e escreve sobre assuntos interessantíssimos , tenho de facto apreciado com muito prazer o que o ABM vai escrevendo.

    Comentar por Fernando Pinto — Maio 20, 2010 @ 7:15 am

  10. Ola, sou a Ana Lucia que nadou no Ferroviario. Os meus irmaos sao o Pedro (que tinha sempre caimbras ao lado da piscina), o Quim Quim que o Sr Mata sempre chamava o vaidoso, e o Aires que chamavam-no Bebe. A minha mae a Mariazinha fazia os rissois de camarao e as bifanas para arranjar fundos para os nadadores do Ferroviario e o meu pai Manuel Rodrigues era o chefe do cais e estava bastante envolvido no Clube.

    Eu e os meus irmaos estamos a viver em Durban, Africa do Sul, desde 1975.

    Vou procurar fotos e depois logo mando. O Serrinha deu-me o link para este site o que fico agradecida pois muito me lembro de varios nomes mencionados aqui. Estivemos em Portugal mais ou menos a 15 anos e tambem tivemos um jantar com varios nadadores e com o Sr Mata, o que adorei. O Ratinho (como era conhecido), ja ca nos veio visitar por 2 vezes, ultima vez em Janeiro deste ano. Fico por aqui, e logo que encontrar fotos logo envio.

    Comentar por Ana Lucia Rodrigues Gouveia — Maio 24, 2010 @ 7:42 pm

    • Oi Ana Lúcia

      É um prazer receber esta nota e cá aguardo.

      Tomané Botelho de Melo

      Comentar por ABM — Maio 25, 2010 @ 11:05 pm

    • Olá Ana Lúcia, sou o Fernando que com certeza te lembras de mim irmão da Carla Pinto. Estou muito Feliz por saber de noticias tuas, (adorei) lembro me de todos vocês das bifanas da tua mãe que eram maravilhosas, comidas nos finais ou quase finais do treino uma pequena maravilha nunca me esqueci, do teu pai andar sempre com camisa branca 🙂 e que pena ter havido uma descolonização feita da forma que foi para nos separar a todos.
      ainda fomos diversas vezes a tua casa que era de tijolo 😉 lembras uma vez que fomos todos ver um comboio que foi abalroado por outro e que andamos lá dentro a ver os estragos?
      Estou mesmo Feliz por saber de vós o meu mail é ruigomes62@hotmail.com
      o Tó-mané é mágico Bem haja amigo, por teres levantado este estandarte e de nos estares a juntar aos poucos, qd te vir quero te dar um forte abraço bem merecido. Estas ideias só podiam vir de um verdadeiro campeão.

      Comentar por fFernando Rui Gomes Pinto — Maio 26, 2010 @ 6:11 am

  11. Olá Branca, ñ sei ainda se se fez Luz por aí em relação a minha pessoa?
    o meu nome é Fernando Rui Gomes Pinto sou irmão da Carla Pinto, o sr. Mata chamava me de sr. Pinto, sou da tua idade da Madalena Pereira da Vilma da Vera da Olga Camacho do Ratinho do Aurélio do Rui Simão irmão da Graça do Zé-tó.
    o meu pai era o sr. Hilário Pinto trabalhava nos CFM e a minha mãe era a D. trabalhava na CM de Lourenço Marques e nos últimos tempos estava destacada no Parque de Campismo. esse troféu que enviaste deve ter sido do torneio de nadador completo q foi na piscina dos velhos colonos. penso que em 1972. Será?
    Espero ter ajudado no avivar da memoria lol

    Comentar por fernando rui gomes pinto — Maio 25, 2010 @ 6:28 pm

  12. Olá!

    Procuro a Susana Abreu do tempo da Dulce Gouveía, que foi minha colega e amiga.
    Se alguém souber ou tiver o contacto dela, por favor enviem-mo ou deêm-lhe o meu.
    Já agora – sou prima da Paula Mourão- Branca I.
    O meu nome de solteira, para tu te lembrares de mim Susana – Isabel Jerónimo.
    Um Beijinho para todos os Moçambicanos daquele tempo, que sejam felizes por onde quer que andem.

    Comentar por Isa Duarte — Junho 14, 2010 @ 7:55 pm

  13. como fiquei feliz por recordar tantos miudos do ferroviario. lembro mto bem das irmans brancas, do ratinho e claro da Talucha. tambem vivo em Lisboa por isso se pensarem num encontro eu vou. o Fernando pinto tem uma memoria de elefante! ainda te lembras da musica que cantamos na inauguraçao da piscina de Vila Pinto Teixeira? e dos bailes de carnaval no Ferroviario? dentro em breve vou ao bau das recordaçoes e mando fotos!

    Comentar por graça simao — Julho 13, 2010 @ 10:48 pm

    • Graça, minha querida amiga, estou a tua procura a muito tempo sabes? Quando a tua mae faleceu, eu tinha um numero do teu telemovel que me deste quando estivemos juntas em 1980 e mandei-te uma mensagem de todos nos mas nao sei se alguma vez recebeste. Puz as fotos do nosso encontro no meu Facebook mas ja te procurei e nao te encontrei. Se estiveres la diz-me que eu depois posso-te fazer minha amiga e depois podes ver as nossas fotos, estao lindas! Entra em contacto comigo o meu e-mail e mgouveia@mweb.co.za, beijinhos e saudades.

      Talucha

      Comentar por Ana Lucia Rodrigues Gouveia — Setembro 22, 2010 @ 3:00 pm

  14. Olá Graça claro que me lembro bem de ti , dos bailes de Carnaval das musicas do Martinho da Vila,do Demis Roussos, etc ,etc.
    Daquelas mesas cheias de croquetes rissóis e tantas outras iguarias boas 😉
    Bons tempos 😉 que é feito do teu irmão?
    Graça um beijinho para ti e foi um prazer enorme saber de ti por esta via. O ABM é Super.
    Tenho falado com o sr. Mata por telefone, vamos organizar um almoço, tens que aparecer 😉
    Também te lembras de cantarmos ” o Dom Bosco já morreu, só lhe falta o caixão ,o Desportivo está de luto ,e o Ferroviário é campeão .lol
    Esta foi só para constar hehe

    Comentar por fernando rui gomes pinto — Julho 31, 2010 @ 7:27 pm

  15. Olá!
    Sou Renato Pauleta e fui nadador do Ferroviário de 1974 a 1976 (8/10 anos).
    Era filho do João Pauleta que foi Director da Federação Moçambicana de Natação com o Sr. Lopes.
    Para as irmãs Ananíades, sou o primo dos vossos primos Nelita, Paíta e Soninha. A Paula esteve em casa dos meus pais (Abrantes) nos anos 80.
    Sou um pouco mais novo do que vocês, mas lembro-me perfeitamente de muitos.
    Fiz uma pequena pesquisa pelo blog e vi que o meu nome está em alguns recortes de jornal e estou que em algumas fotografias.
    Como já disse noutro local do blog, tenho algumas coisas que foi digitalizar e enviar para o ABM.
    Actualmente vivo em Lisboa e estou a nadar nos Masters dos Estrelas de S. João de Brito.
    Soube da existência deste blog pelo Cavaleiro Madeira, que também me disse que costumam fazer algum encostros de ex-nadadores de Moçambique. Também gostaria de participar para vos rever.
    O meu contacto é o 96 727 62 62.
    Um grande abraço.
    Até breve.

    Comentar por Renato Pauleta — Janeiro 22, 2011 @ 1:25 am

    • Olá Renato, sou a filha do Sr Lopes,Maria José Lopes,lembras-te do meu irmão João Carlos Lopes, nadamos no Desportivo e mais tarde no Ferroviário.Já mandei algumas fotografias para o ABM,para serem publicadas.
      Um grande abraço

      Comentar por Maria José da Silva Lopes — Novembro 13, 2012 @ 3:22 pm

      • verdade, melhor eu despachar-me a meter as ditas seno o pessoal do Ferrovirio faz-me uma espera…. abraos. ABM

        Comentar por Antonio Botelho de Melo — Novembro 13, 2012 @ 4:06 pm

  16. Não te despaches não….É pena é a demora dos comentários ou das respostas da malta.
    abraços.

    Comentar por Maria José da Silva Lopes — Novembro 14, 2012 @ 12:27 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: