THE DELAGOA BAY COMPANY

Novembro 22, 2010

PIDGI E OS FORCADOS AMADORES DE XINAVANE, 1962

Naqueles tempos, um nadador do Desportivo podia ser e era mais que um nadador. Neste caso, Alberto de Sousa e Costa (Pidgi) era… forcado amador, essa estranha actividade que é única no mundo, coisa dos portugueses. Como disse Pidgi, naquela altura valia tudo: natação, judo, vela, touradas, fados….

Pessoas que supostamente estão na fotografia: Félix Naharro Pires, João Arnoso, João M. Leão…mas falta localizá-los e faltam nomes….quem souber por favor envie uma mensagem para aqui.

Atrás do Pidgi, pode-se ver na bancada de camisa branca e de cigarro na boca……o Comandandte dos Bombeiros, Teixeira Lopes, pai da Paulinha e marido da locutora Maria Helena Teixeira Lopes.

Estou mesmo a ver os madalas changanas da área a ver estes brancos a atirarem-se aos touros e a pensar “estes gajos não regulam mesmo da cabeça”…

Na altura de uma pega pelos forcados amadores de Xinavane, corria o ano de 1962. Só sei qual é o Pidgi - de pé em cima à direita, esticado. Uma ajudinha para localizar as pessoas seria muito benvinda. Eu deixo a estrutura. De pé, da esquerda: P1, P2, P3, P4, P5 E Alberto Souza e Costa; em baixo: B1, B2, B3, B4, B5 e Correia.

19 comentários »

  1. O Félix Naharro Pires é o 4.º, a contar da esquerda, na fileira da frente. Aposto singelo contra dobrado, embora meu Pai me tenha sempre dito: “Meu filho, teima sempre, mas nunca apostes” !

    Como filho “adolescente” rebelde, não daqueles tempos – pois os tempos eram outros -, resolvi não seguir os conselhos paternos…

    Comentar por Rui Baptista — Novembro 22, 2010 @ 10:53 am

  2. Adenda: Quanto ao Pidigi, a pose marialva não engana…é ele mesmo. Um abraço para ele.

    Comentar por Rui Baptista — Novembro 22, 2010 @ 10:56 am

  3. Confirmo que o P4 é o Naharro Pires, porque fez a viagem de barco, no “Pátria”, de Lisboa até Lourenço Marques, tal como eu. Era natural de Évora, a pronúncia não enganava, alentejano dos sete costados, formado em Silvicultura, mas ignoro se exerceu a profissão em Moçambique.

    Quando voltou para Portugal, após a Independência de Moçambique, esteve à frente do Jardim Zoológico de Lisboa, onde desempenhou as funções com muita eficiência.

    Era um rapaz muito calmo mas vivia a vida intensamente.

    Vi anunciado seu falecimento num jornal, há 10 ou 15 anos.

    Comentar por joão boaventura — Novembro 22, 2010 @ 3:02 pm

  4. Olá, o P3 é o João Arnoso – João Maria D’Orey Pinheiro, fomos grandes amigos e escapamos juntos da Frelimo.

    Comentar por Abel de Azevedo — Novembro 22, 2010 @ 3:32 pm

  5. Ola’ pessoal das touradas.
    E’ verdade, grande grupo de forcados que ali tinhamos, se nao estou em erro digressaram pela Metrople e talvez Espanha, gostaria de saber se a memoria me serve bem.
    O que sera’ feito do grande Ricardo Chibanga, ainda estara’ conosco?
    Na minha memoria, ainda o estou a ver na Praca de touros ‘Monumental’ de Lco. Marques nos finais dos anos sessenta.
    Grandes tempos.
    Ze'(gordo)Carlos.

    Comentar por Ze' (gordo) Carlos — Março 8, 2011 @ 2:00 pm

    • O Sr. Ricardo Chibanga est bem e recomenda-se, vive numa cidadezinha aqui perto no Ribatejo portugus, honrado e respeitado como uma figura mpar da tauromaquia portuguesa (e moambicana?)

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Março 8, 2011 @ 2:24 pm

  6. Nao me lembro do nome dos dois irmaos de Angola (Regentes Agricolas) foram do grupo de Montemor onde estudaram mas o nome deles nao aparece na lista de Montemor. Sao meus amigos mas agora nao me lembro dos nomes. Eu fiz parte do Grupo, e de memoria identifico os seguintes:
    FORCADOS AMADORES DE XINAVANE
    Foto tera’ sido tirade em 1960
    ESQ para DIR nas tabuas: Jose’ Perdigao (mais tarde Cabo do Grupo); Luis Perdigao; Mario Francis; Joao Arnoso; Faisca; Fernando Duarte (Portelinha); “Pidgi” Sousa Costa;
    ESQ para DIR mais fora: Raul Lopes da Silva; Irmao 1 de Angola ; D. Felix Naharro Pires (Cabo fundador do Grupo); irmao 2 de Angola ; Jose’ Correia.

    Comentar por Walter Gameiro — Março 15, 2011 @ 8:56 pm

    • Sr Gameiro

      Muito obrigado! é por causa de pessoas como o senhor que vale a pena o trabalho de fazer isto….

      ABM

      Comentar por ABM — Março 16, 2011 @ 5:39 pm

  7. Tenho essa fotografia referenciada com nomes no meu blogue (Esquecidos da Morte) foi-me enviada pelo Sr. Walter Gameiro sobrinho de um desses Forcados. Abraço

    Comentar por Amaral de Oliveira — Março 16, 2011 @ 5:20 pm

    • Viva Sr Amaral,

      Mande para aqui a ligação directa para o seu blogue para que quem visitar aqui possa dar lá um salto….

      Um abraço do ABM

      Comentar por ABM — Março 16, 2011 @ 5:28 pm

  8. Eu fui amigo e colega do Pidgi Sousa Costa e confirmo que na foto do grupo o altao da direita e’ claramente ele.
    Faltam algumas modalidades desportivas na vossa lista.
    Por exemplo, comigo participaram em Caca Submarina (com cedilha, que nao tenho) e na motonautica, atletas que pontificaram como o Nuno Quartim, o Sergio Peres, o Antunes Guimaraes, o Rafael Amorim, Leong Siu Pun,o Carlos Silva e outros. Querem fotografias dessas modalidades?
    um abraco a todos. Walter

    Comentar por Walter Gameiro — Março 17, 2011 @ 3:23 am

    • Sr Gameiro,

      Muito grato pela sua mensagem. O blogue por enquanto gerido por um (eu) na estrita base do voluntarismo…meu e de quem como o senhor achar que vale a pena e que tenha fotografias e histrias para partilhar. Por tal, agradeo o que disse, que verdade. Falta tanto para cobrir ainda. CLARO que adoraria expandir para outros desportos e se tiver fotos, recortes e informaes sobre outros desportos, mande para mim que eu abro as seces respectivas e…para a frente! abrao moambicano do Antnio Botelho de Melo

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Março 17, 2011 @ 10:07 am

  9. Sou filho de Raul Lopes da Silva,queria dizer que o meu pai ainda reside em Maputo, Mozambique e faz 80 no dia 26 de Junho.

    Comentar por Rui Lopes da Silva — Maio 18, 2011 @ 1:47 pm

    • Rui,

      Manda lá uma fotografia do teu pai para meter aqui…. e só digitalizar em jpeg e mandar para o meu email, bcaluanda@gmail.com. ABM

      Comentar por ABM — Maio 18, 2011 @ 2:06 pm

  10. Antonio B de Melo
    Manda-me o teu email para que te mande fotografias e historias que nao cabem neste espaco de resposta.
    Obrigado
    Walter

    Comentar por Walter Gameiro — Maio 25, 2011 @ 10:07 pm

  11. Rui
    Manda um abraco ao teu pai, de um colega do Grupo de Xinavane.
    Agora que ele ja’ tem 80 diz-lhe que ja’ podemos jogar boxe.
    Naquela epoca era perigoso …
    Walter Gameiro.

    Comentar por Walter Gameiro — Maio 25, 2011 @ 10:10 pm

  12. É com bastante alegria e imensa saudade, que hoje tive acesso a estas fotos e em especial recordar aqui o Raúl Lopes da Silva que foi o bom forcado e também na caça e no boxe, deu alguns toques.Vi grandes pegas feitas pelo Raúl.Tendo em conta que neste momento tenho 61 anos é fácil perceber que era um puto nessa altura e o Raúl era casado com uma prima minha(Eduarda).Foi muito bom. Normalmente ando pelo hoquei em patins, pois foi o desporto que abracei.Um bem haja a todos.José Carlos Pereira

    Comentar por José Carlos Pereira — Julho 30, 2011 @ 2:59 pm

  13. Olá Rui! Quero aproveitar este momento para te mandar um abraço.Para o teu Pai que fez 80 anos muitos parabens e muita saúde.
    Quem te escreve estas linhas é o primo José Carlos Pereira(Carlitos) que neste momento vive em Portugal.Manda o teu contacto para saber de voces. A Tua Mãe Eduarda, dá notícias.
    Um grande abraço do primo.

    Comentar por José Carlos Pereira — Julho 30, 2011 @ 6:58 pm

  14. o pegador B6 eh o FELIX NAHARRO PIRES

    Comentar por carlos alberto garcez de sousa — Dezembro 31, 2012 @ 9:07 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.