THE DELAGOA BAY COMPANY

Janeiro 6, 2011

A EQUIPA DE BASQUET MASCULINA DO MALHANGALENE, ANOS 60

Foto de Alberto Rodrigues

Falta ainda descobrir um nome e os nomes completos do Luis, quem souber por favor escreva para aqui.

Sobre Ismael Faquir, leia-se a interessantíssima nota que Liakatali Faquir enviou sobre os Faquir e o seu contributo para o desporto de Moçambique, incluindo o seu familiar, Ismael Faquir, que integra a equipa do Malhangalene aqui referida.

A equipa de basquet do Malhangalene. Em cima, da direita para a esquerda: Américo Ferreira da Silva (treinador) , Rogério Picão, Policarpo Santos, Paulo de Carvalho, Alberto Rodrigues e João Silva (dirigente). Em baixo, na mesma ordem: João Ferreira, Toni Ferreira, Luís, Ismael Faquir e (?).

8 comentários »

  1. Meu caro gestor do site,
    Venho rectificar e complementar o nome.
    Digo rectificar porque não se trata de Farouk, outrossim: FAQUIR.
    Completar:
    Nome completo: Ismael Mussa Faquir
    Contactos: 21 3971609 / 911030157
    mail: imfaquir@refer.pt
    Nota: Pertencemos a uma família em que vários irmãos jogamos, desde Basquetebol, Futebol de 11 e Futebol de salão, Hóquei em patins e Vólei, tendo representado diversos clubes: Atlético Clube de LM; Grupo Desportivo da Malhangalene; Sporting Clube de LM; Benfica de LM.
    Quem mais se destacou nem foi o Ismael Faquir, foi o Miá Mussa Fakir, faleceu precocemente num acidente de viação, este foi bi-campeão de juniores em basquet pelo Atlético, tendo sido o melhor marcador de sempre num só jogo (52 pontos) e considerado na altura a figura de semana pelo Diário de Notícias e um futuro para o basquet Moçambicano. nesta equipa pautava o Vitor Morgado, o João Brito, o Dadaia, o Brito, etc. os adversários erama nada mais nada menos do que Mário Albuquerque, Nelson Serra; Macabeça (S Carvalho) Quin Neves pelo Sporting, no 1.º de Maio, Jogavam o Brassard e o Rui Rodrigues. O Miá foi também um grande jogador de Futebol de 11 e jogou nos juniores do Benfica, só não foi jogar para o Benfica de Lisboa porque o meu Pai, tal comoa esmagadora amioria de asiáticos não íam para a metrópole, ele também não foi. No Futebol de salão acumulou títulos após títulos pelo Iquebal no início e depois pela Associação Muçulmana, era já nesse tempo remunerado pela qualidade de jogador para jogar pelas equipas.
    O Abdul Gafar Fakir, fez parte da equipa de jbasquete uvenis e juniores do Malhangalene que foi também bi-campeão distrital e foi para metrópole dispuatra o campeonato nacional. O Ismael é como sabem, essa foto retrata um pouco da sua carreira, mas ambos também jogaram Futebol de 11 e futebol de Salão. Outros 3 irmãos, o mais velho ainda jogou no Benfica em ressano garcia, mas foi o que menos desportista. Outros dois, o fathé e o rachide jogaram basquete e Futebold e11 no Atlético , o primeiro ainda teve algum protagonismo, o segundo nem por isso.
    Finalmente o mais novo – Katali, jogou um pouco de tudo e no basquete era da equipa do grande Malhanga que foi campeã nacional, só que na altura estava na tropa e por isso estava retirado ( fui ferido em combate e fiquei deficiente para a vida), hoje com o José Arruda somos dirigentes da ADFA, ele é o presidente da Direcção Nacional e eu sou o Presidente do Conselho Fiscal Nacional.
    No Futebol de salão, joguei na célebre equipa do Vasas, com João Domingos e José Carlos, fomos campeões nos primeiros torneios do Fomento.

    Com os meus melhores cumprimentos.

    Liakatali Fakir (mais conhecido por Katali)

    Comentar por Liakatali Fakir — Janeiro 10, 2011 @ 6:29 pm

    • Olá Katali,

      A correcção está feita e parabéns pelo palmarés familiar, que é obra. Ficaria muito contente se fosse possível fazer um ou mais inserções sobre a família Fakir, se arranjar umas fotografias e um texto alusivo. Assim definitivamente ficaria estebelecido quem é quem e quem fez o quê… o José Arruda conhece-me muito bem assim como a mulher dele e assim por favor apresente-lhes os meus cumprimentos. E aguardo! Tomané Botelho de Melo

      Comentar por ABM — Janeiro 11, 2011 @ 10:29 am

    • Um abraço Fakir, da Irene Grilo
      (filha do Aurélio Grilo da COPA MALHANGA)

      Comentar por Irene Grilo — Setembro 25, 2011 @ 9:33 am

  2. Apenas uma nota final.
    Esta rectificação já foi por mim abordada junto do Samuel Carvalho, um dos gestores do site MundoSlam, irmão do Paulo e do David, este jogou comigo na equipa de basquet de juvenis e juniores do Malhanga.
    No entanto, o erro tem prevalecido e continua por rectificar, agradeço que façam finalmente a correcção – A César o que é de César.
    Um abraço e Hambanine.

    Katali

    Comentar por Liakatali Fakir — Janeiro 10, 2011 @ 6:37 pm

    • Olá Katali – feito e espero que de vez…. obrigado e um abraço.

      Comentar por ABM — Janeiro 11, 2011 @ 10:23 am

  3. Meu caro Tomané,

    Sinceramente e peço desculpa por não lembrar de si, mas conheci muito bem a tua mana Clotilde uma grande campeã a par da grande Dulce Gouveia. Fomos senão me engano alunos do Escola comercial Azevedo da Silva na época. Ela era uma simpatia de miúda, não tinha peneiras por ser a campeã que era. Provávelmente, ela já nem se lembra de miim, passaram muitos anos.
    O teu pai quem não o conheceu, é um ícone do desporto moçambicano.
    Hoje não estive com o Zé porque ele foi para o Norte ao serviço da ADFA, mas estive com a Skonkas (Chiu) e o filho Boris nas instalações da ADFA, no entanto não tinha ainda visto esta msg. Amanha, provávelmente irei estar com o Zé e óbviamente que transmitirei com gosto os teus cumprimentos.
    Quanto ao pedido formulado, eu irei procurar junto dos meus irmãos se têm informação útil para lhe enviar e agradeço com muita estima a rápida correcção efectuada, cuja correcção irei dar a conhecer ao meu irmão Ismael.

    Os meus melhores cumprimentos

    Katali

    Comentar por Katali Fakir — Janeiro 12, 2011 @ 7:31 pm

    • Katali, muito obrigado pela mensagem e aguardo notícias da família de campeões! quanto a mim, já há muito que estou habituado a que ninguém saiba de mim a não ser quando digo que sou irmão da Cló, do Mesquita ou filho do Mr. Botelho de Melo… 🙂 cumprimentos do Tomané

      Comentar por ABM — Janeiro 12, 2011 @ 11:39 pm

  4. Olá, Fakir!!
    Sim, sou eu, o Léo, irmão do Poli que jogou contigo no Malhangalene.
    Eu vim para o Benfica de Lisboa e cá fiquei.
    O nome que falta na foto atrás é o “Luís Oliveira”!!!
    Lembras-te?
    1 abração do Amigo de Sempre,
    Léo

    Comentar por Leonel Santos — Abril 19, 2011 @ 3:27 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

