THE DELAGOA BAY COMPANY

Janeiro 14, 2011

CAMPEONATO DE TIRO DE MOÇAMBIQUE, ANOS 70

Fotografia da colecção ABM.

Faltam aqui muitos nomes, em parte porque supostamente aqui estão atiradores de Angola. Quem souber nomes, por favor escreva para aqui com os dados que tiver.

A foto foi tirada no Clube de Tiro de Lourenço Marques.

A foto de grupo. Aqui estão 27 pessoas. Os nomes que se sabem para já, em baixo.

Foto de Detalhe 1. De pé, da esquerda: Dr. Rui Nogueira, Dr. Lourenço, (P1), (P2), (P3), (P4), (P5), Maria Duarte Silva, Prof. Noronha Feio. Em baixo: (J1), (J2), Márito, filho do Elísio Resende e Elísio Resende.

Imagem de Detalhe 2. De pé, da esquerda: Eng. Galiano, Suzette Malosso, António Júlio de Almeida (dono da Espingardaria Diana), (P1), (P2), (P3), Myram Mihaleto, (P4). De Joelhos: Zéca Carvalho, Rui Quadros, (filho de Elísio Resende), Câmara Lemos (do Chibuto), (J1, atrás) e Arlindo Malosso, Jr.

Anúncios

9 comentários »

  1. Na qualidade de visitante frequente aos sábados do Stand de Tiro da Matola e de filho do, na altura, Presidente do Clube de Caçadores de Tiro de Moçambique (Rui Galiano), consigo distinguir mais um dos nomes em falta.
    Assim, na zona esquerda do grupo de atiradores:
    – P5: Dr. Ferreira da Silva.
    Na zona da direita dos atiradores talvez se pudesse alterar o nome do 2º de pé a contar da direita: Myron Mihaleto.
    Em baixo o 3º de cócoras a contar da direita é de facto o Mário Resende.

    Grandes atiradores, todos eles e elas!

    Faltam ainda na foto alguns outros excelentes atiradores, entre outros recordo-me de Pereira da Costa, António Mihaleto, Amadeu Peixe, Dr. Henrique Mota, Daniel Roxo, Sérgio Cardiga, José Carvalho, Trigo de Morais, Gomes dos Santos, etc.

    Fica aqui a minha homenagem e tributo a todas as velhas glórias dos grandes atiradores de tiro aos pratos e tiro ao voo de Moçambique.

    Nuno Pinto

    Comentar por Nuno Pinto — Junho 20, 2011 @ 9:30 am

    • Nuno, muito obrigado pela interessantíssima nota e pelos aditamentos a esta inserção. Com o tempo, espero poder ir detalhando e mostrando as caras das pessoas referidas e que não estejam ainda referidas neste blogue. Dona Suzette sempre fez os mais rasgados elogios ao Eng. Galiano, quer como desportista quer como pessoa. ABM

      Comentar por ABM — Junho 20, 2011 @ 11:07 am

  2. Na qualidade de visitante frequente e de iniciado na prática de tiro aos pratos com 11 ou 12 anos, no Stand de Tiro da Matola, confirmo a informação do Nuno Pinto. A pessoa na posição 5 da zona esquerda do grupo de atiradores é o meu pai, Ferreira da Silva.

    Apesar de a memória das caras já não ser muito viva, sei que do grupo que atirava com o meu pai estavam os irmãos Mihaleto, o Elisio Resende e o Rui Nogueira (dele lembro-me muitíssimo bem… era, é e será sempre o “vizinho”!) entre outros.

    J Ferreira da Silva

    Comentar por J Ferreira da Silva — Agosto 21, 2011 @ 11:36 pm

  3. No grupo de atiradores o J1 e o meu cunhado Jorge Pronto.

    Comentar por Maria Teresa — Setembro 18, 2011 @ 12:34 am

    • Muito obrigado Maria Teresa. Se ele estiver por aí diz-lhe para mandar umas fotos dele para aqui…. ABM

      Comentar por ABM — Setembro 18, 2011 @ 1:38 am

  4. Na 1ª foto, em 15º, de camisola branca e bigode, assim já para o ‘cheinho’, está o meu pai – Eduardo Castelo Branco. Na 3ª foto é o 6º, também da esq. para a dir. Espero ter ajudado à legenda 😉 Cumprimentos

    Comentar por carmen castello-branco — Outubro 18, 2011 @ 3:21 pm

    • Grande ajuda Carmen e muito obrigado. Se tiveres alhuma do Pai Catello-Branco no desporto aqui é a Casa para elas. ABM

      Comentar por ABM — Outubro 18, 2011 @ 3:34 pm

  5. Olá Tomané, tentando ajudar ao preenchimento dos nomes em falta, sobre as pessoas que me lembro, há a meu ver que proceder a duas rectificações: na foto detalhe 1, o menino dado como Márito filho do Elísio Resende, está errado, e sinceramente não me lembro do mesmo, pelo que deve ficar em aberto como J3. O filho do Elísio, o Mário Resende, é precisamente o jovem que está na foto detalhe 2, de joelhos e à esquerda do Arlindo Malosso jr., pelo que o comentário existente nessa foto “filho de Elísio Resende”, não está conforme e deverá igualmente ficar em aberto como J3. Ao ter sido identficado o Mário Resende, o nome a ele previamente adstrito como sendo Câmara Lemos (Chibuto) deixa de ter sentido. De igual forma, e a Maria Teresa me desculpe, mas a pessoa que ela menciona como Jorge Pronto, tenho a certeza que é o Zéca de Carvalho. Tomané, na página que criaste sobre o Zéca, repara na foto que lá colocáste, aquela onde está a Suzette e os meus pais e podes constatar tratar-se da mesma pessoa. Neste sentido, possivelmente à pessoa que foi atribuido o nome como sendo Zéca Carvalho (foto detalhe 2 de joelhos – J1) seja então o Jorge Pronto. Mais dois atiradores que me lembro, na mesma foto detalhe 2, em P2 é o Fernando Sousa (infelizmente e a par de tantos outros já falecido) e em P4 o José Pereira (ao lado do Myron Mihaleto – e não Myram – como o Nuno Pinto tão bem referiu). Já agora Tomané, o Nuno é o irmão mais velho do Pedro que tu conheceste no evento da apresentação do livro “história do desporto motorizado em Moçambique” do João Mendes de Almeida/Brízido. Após o ora mencionado, seria bom, caso tenhas disponibilidade, de rectificar e preencher a lista, julgo que estará quase concluída. A ti, e aos meus grandes e queridos amigos da minha infância Nuno Pinto e Zé Ferreira da Silva, um grande e forte abraço. Tenho saudades de vocês os três, pá!

    Comentar por Rui Nogueira — Março 12, 2013 @ 2:09 pm

    • Obrigado ao Ruizinho, o magnífico filho do saudoso Dr. Rui Nogueira, uma verdadeira máquina ou biblioteca ambulante que sabe tudo sobre carros e corridas de automóveis e em especial as ocorridas no Autódromo de Lourenço Marques em plenos anos 60 e 70.

      As memórias dele sobre a identificação destes extraordinários atiradores é de louvar, há tantos anos que isto ocorreu!

      Abraço saudoso.

      Comentar por Nuno Pinto — Março 21, 2017 @ 5:31 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: