THE DELAGOA BAY COMPANY

Janeiro 18, 2011

“A” VOZ: ANTÓNIO LUIS RAFAEL

António Luis Rafael: para mim "a" voz do Rádio Clube de Moçambique

Ontem à noite, quando estava a escrevinhar um desejo de parabéns a um contacto meu no Feicebúke, vi a cara em cima, e parei a olhar. Era o grande António Luis Rafael.

Em toda a minha vida, tirando apenas a voz de Larry King, que só conheci nos anos 80 nos Estados Unidos, e claro a do Frank Sinatra, a voz e a maneira de estar na rádio de António Luis Rafael foi e é o padrão pelo qual comparei tudo o resto.

E acho que escolhi bem.

E assim, e porque ele também fez algum desporto na rádio, gostava de o assinalar aqui: o grande homem, o profissional – e a inigualável voz.

Creio que o Sr. Rafael vive para os lados do Alentejo. Longa vida, assim lhe desejo.

Em baixo, alguma comemoração, a começar pela fantástica entrevista que ele concedeu há uns tempos.  Pode ser procurada no sítio da RTP, premindo AQUI e procurando o nome de António Luis Rafael. Aí desacrrega um ficheiro no formato MP3 que é a entrevista. Em que, entre outros temas, ele fala por telefone com a Srª D. Manuela Arraiano, que vive há muitos anos na Bélgica e que também trabalhou no RCM e que é a senhora na gravação de fecho da Estação A do Rádio Clube de Moçambique.

Durante uma visita do (creio ) ministro português da defesa a Moçambique em 1972. Nesta imagem, retirada do excelente blogue "A minha rádio". pode-se ver o António Luis Rafael, atrás do General Kaúlza de Arriaga. de óculos escuros.

Lourenço Marques, 1951. Na inauguração dos novos estúdios do Rádio Clube de Moçambique que foram a casa de António Luis Rafael até Outubro de 1975. Na imagem, que foi obtida no blogue "A minha Rádio", do Dr. Nogueira (e que me matei a limpar) podem-se ver na fila de cima, da esquerda para a direita, Virgílio Rodrigues, Capitão Pinheiro, Gonçalves, Capitão Figueiredo, Meirim e Ayrens Teixeira. Na fila de baixo: Alexandre Quintão, Marques da Fonseca, Borges Delgado, Isaque Faria, Jorge Gouveia, Carlos Albuquerque e Rui de Almeida. Algumas notas da Suzette, filha do Jorge Manuel Vara, que foi músico nas orquestras do Rádio Clube, depois de ver esta fotografia: 1) o Big Boss do RCM era o Sr. Gonçalves acima o 3º da esquerda de pé; 2) o Alexandre Quintão faleceu num famoso acidente aéreo em que os seus restos mortais nunca foram encontrados, presumivelmente foram devorados pelos animais; 3) o Jorge Gouveia era um intelectual e poeta e amigo do Reinaldo Ferreira, passavam horas no Scala a discutir tudo e nada.

Artigo na Crónica Feminina sobre António Luis Rafael, já depois de ter vindo viver novamente para Portugal.

A parte final da peça da Crónica Feminina.

Anúncios

2 comentários »

  1. Excelentes vozes. Gente que fazia bom rádio. Algumas saudades dessas vozes. Boms tempos.

    Comentar por jsaldanha — Janeiro 21, 2011 @ 4:56 pm

  2. a grande voz da radio clube de mocambique mais tarde na radio televisao portuguesa.

    Comentar por José Ribeiro Pereira — Fevereiro 8, 2012 @ 6:14 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: