THE DELAGOA BAY COMPANY

Fevereiro 5, 2011

A EMBAIXADA DA NATAÇÃO DE MOÇAMBIQUE EM LUANDA, 1958

Imensamente grato ao José Guilherme Loureiro, grande nadador de Angola e animador das hostes natatórias de Angola, que encontrou e enviou esta jóia da memória colectiva da natação de Moçambique.

No regresso de uma viagem a Portugal continental, a equipa que representou a natação de Moçambique nos campeonatos de natação parou em Luanda, onde, no Clube de Natação Nun’Álvares,  fez uma demonstração e posou para esta fotografia.

Falta ainda inserir os nomes dos membros da equipa.

Em baixo, a mesma fotografia, dividida em dois. Para ver melhor, poderá premir com o rato duas vezes na fotografia.

Anúncios

16 comentários »

  1. Em baixo:
    Regina Veloso, Elsa Ferreira, (?), Graça Paiva, Gabriela
    Em cima:
    À esquerda Humberto Rodrigues, de óculos escuros Matos (treinador).
    Um abraço

    Comentar por Oscar Soeiro — Fevereiro 5, 2011 @ 10:07 pm

    • Sr. Soeiro, concordar que esta histrica….

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Fevereiro 6, 2011 @ 12:51 am

  2. No último lugar do lado direito (de pé, na fila detrás) encontra-se o treinador Margaride Fernandes, do Grupo Desportivo de Lourenço Marques, já falecido, a quem a natação moçambicana muito ficou a dever pelos retumbantes êxitos alcançados nesses Campeonatos Nacionais de Natação, em que foram batidos. pelos seus nadadores, vários recordes nacionais. Isto sem desmerecer, de forma alguma, o trabalho desenvolvido, simultaneamente, pelo treinador Matos Lopes, do SCLM, em prol dos seus pupilos que baterem, também, recordes nacionais.Eu quase diria que foram pulverizados a maioria dos recordes nacionais da altura. Mas o meu amigo Sertório Silveira, mercê da sua actividade jornalística no âmbito do desporto poderá melhor complementar este comentário.

    Nessa altura, não regressei a Moçambique integrado na Embaixada de Natação por ter ido representar Moçambique num Congresso Mundial de Educação Física realizado em Estrasburgo.

    Comentar por Rui Baptista — Fevereiro 7, 2011 @ 5:35 pm

  3. Na primeira fotografia, entre os treinadores Margaride Fernandes e Matos Lopes, encontra-se o treinador Passati (ou Passeti?), de Quelimane, tendo à sua frente o nadador Godinho que veio para Coimbra onde foi treinador desta modalidade. Aparece à frente de Margaride Fernandes o nadador do SCLM, Bacelar. Está também na fotografia o Carlos Ótão.

    Curiosamente, quer ele quer o Bacelar foram pilotos da aviação civil. Carlos Ótão conheceu em Macau a minha filha mais velha, Carla, jurista, e actual Procuradora da República. Acresce que basquetebolista Paulo Carvalho também aí conheceu a minha filha Carla. E ainda uns dizem que o mundo é grande, outros que não passa de uma aldeia global…

    Comentar por Rui Baptista — Fevereiro 7, 2011 @ 8:18 pm

  4. Breve acescento: Entre o Humberto Rodrigues e Carlos Ótão está o Carlos Freitas; Entre o Ótão e o Bacelar encontra-se o Guia. À esquerda do Bacelar está uma personagem que não consegui identificar (nadador de Luanda?).

    Comentar por Rui Baptista — Fevereiro 7, 2011 @ 8:42 pm

  5. ABM
    Saudações
    O nadador que está ao lado do António Bacelar (Sporting) é o Jorge Morais, também de bruços, mas do Desportivo.
    Quem está entre a Graça Paiva e a Elsa Ferreira é a “grande pequena nadadora” Bernardete Brito, que por
    coincidência veio a bater os recordes das duas (em costas). Depois da geração da Graça, Elsa e Regina, B. Brito foi uma “simpática rainha”, da natação nacional.
    Também não é por coincidência, que a Bernardete casou com com Carlos Alberto Morais (já falecido), irmão do
    Jorge Morais.
    Viriato

    Comentar por Viriato — Fevereiro 8, 2011 @ 10:27 pm

  6. Caro Viriato:
    Começo por agradecer o seu comentário.

    Embora conceda não ter a minha memória a frescura de finais ds anos 50, não me recordo de Jorge Morais ter participado nos Campeonatos Nacionais de Natação de 58. Facto que é estranho tendo em conta ele figurar na fotografia. Será que terá ido de Lourenço Marques a Luanda para entrar nas provas aí disputadas? Alguém que figura na fotografia me poderá ajudar a deslindar esta questão?

    Saudações cordiais,

    Comentar por Rui Baptista — Fevereiro 8, 2011 @ 11:59 pm

    • Sr. Professor, da legenda da fotografia d a entender que eles estavam aa regressar da “Metrpole” para Moambique de barco, e estavam em escala em Luanda…. mas tem razo, quem esteve l saber muito bem das circunstncias.

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Fevereiro 9, 2011 @ 12:25 am

    • Foi no regresso dos campeonatos nacionais de 58, fizemos escala em Luanda vindos num voo TAP, para uma estadia de varios dias -creio q uma semana- para participarmos num torneio com nadadores Angolanos.

      Comentar por Carlos Otao — Outubro 13, 2013 @ 11:16 pm

  7. Meu Caro António: “Se bem me lembro” (como dira Vitorino Nemésio), o regresso dos nadadores que estão na fotografia fez-se por avião da TAP. Recordo-me, recorrendo à minha memória não tão fiável quanto a juventude consente, que estive no Aeroporto de Lisboa a despedir-me desses atletas. Pouco depois, desloquei-me de Lisboa a Estrasburgo, por via aérea, onde participei, em representação de Moçambique, no Congresso Mundial de Educação Física aí realizado.

    Estamos ambos de acordo. Seria conveniente que qualquer um dos retratados esclarecesse esta dúvida O Jorge Morais seria a pessoa mais indicada.

    Um grande abraço.

    Comentar por Rui Baptista — Fevereiro 9, 2011 @ 12:55 am

  8. ABM
    e Carissimo dr. Rui Baptista,

    Ora bem, esta foto reporta-se a 1958, não podemos
    deixar de esquecer.
    Eu estava em Lisboa, onde vim disputar os Campeonatos de Saltos (1957) e portanto estive com todos eles.
    Aqui faltam, o “Juca” Carvalho, de Quelimane (que depois nadou pelo Algés) e a Fernanda Campos, que ficaram em Lisboa.
    Falei com a Gabriela Lopes e a Bernardete Brito, que me
    confirmaram, também, a presença de Jorge Morais.

    Esta foto é muito boa, se analisarmos dentro na área
    da psicologia e da sociologia. Assim:
    Os três treinadores estão em cima, como bem manda a tradição, com os seus pupilos à frente, para receberem as honras.
    O H. Rodrigues, o C. Freitas e o Otão, os mais velhos do Desportivo, estão juntos, ao lado esquerdo. O Godinho está à frente do seu treinador (que está atrás) Passeti.
    Os três nadadores mais novos, dois são do SCLM, estão juntos do lado direito. Ao meio, como não podia deixar de ser, o Bacelar (no podium estaria também no meio e no 1º lugar). O “muito respeitinho”, que sempre existiu no desporto. Assim, os “segundos classificados” deram o lugar do meio e de honra, ao recordista das provas. Podemos acrescentar a rivalidade em termos visuais, pois tanto o Guia como o Morais olham para os lados.
    O rosto do Morais está ligeiramente tremido, pois deve
    ter rodado de repente a cabeça, motivo por estar pouco personalizado.
    Em baixo, a Regina (vinda de Quelimane e da ANPM) de
    um lado (dir.) e a Gabriela Lopes (do SCLM), do outro.
    No meio, estão as três nadadoras feitas no Desportivo,
    a Elsa e a Graça, a darem uma certa protecção à jovem
    “benjamim”, Bernardete Brito, que foi colocada no meio,
    o que não deixa de ser uma tese para a sociologia desportiva.
    Viriato

    Comentar por Viriato — Fevereiro 11, 2011 @ 12:40 am

    • Esta a melhor anlise psicolgica de uma fotografia que eu j li.

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Fevereiro 11, 2011 @ 12:48 am

  9. Prezado Viriato:

    Subscrevo o comentário do Tomané e saúdo-o Viriato ( a nossa diferença de idade perdoa a intimidade do tratamento), irmão de um bom Amigo, Sertório da Silveira, não só pela excelente análise por si feita mas, também, pela confirmação do facto deste abraço desportivo dos nadadores moçambicanos aos seus irmãos de Angola ter tido lugar numa paragem da Embaixada moçambicana em Luanda regressada da Metrópole por via aérea. Ao Jorge Morais as minhas desculpas pela confusão por mim feita sobre a sua identificação fotográfica.

    Numa breve incursão interospectiva sobre a minha confusão sobre o Jorge Morais, será que estarei a ficar gagá? Mesmo que esteja (espero bem que não) a delicadeza do Viriato não mo confirmaria.

    Foi muito agradável para mim a referência que faz à Gabriela Lopes, filha do treinador Matos Lopes, que recordo com saudosa amizade, e à Bernardete Brito de cujo Pai me lembro bastante bem pelo acompanhamento dado a sua filha nos treinos de natação ede preparação física, anteriores à deslocação à Metrópole onde levantou (ela e todos os outros participantes) bem alto o nome de Moçambique e do seu elevado nível no panorama da natação nacional.

    Um grande abraço que torno extensivo a seu irmão Sertório.

    Comentar por Rui Baptista — Fevereiro 12, 2011 @ 1:23 am

  10. ABM
    e Prezadissimo dr. Rui Baptista,
    Obrigado duas vezes.

    O Jorge Morais, foi aquele nadador que sofreu um acidente,
    em Lisboa, na Av. da República (por olhar para o lado contrário, como em L. Marques) e portanto competiu nos
    Campeonatos Nacionais, com certa inferioridade fisica.
    Ao falar com ele, recordámos o terem estado num Hotel, em
    frente à igreja de S. Mamede, entre o Rato e o Principe Real.
    Falei também com a esposa, D. Rute Morais, que me disse reconhecer o Jorge “de toda a maneira e feitio”, como não podia deixar de ser. Contudo, muitos mais novos não o reconhceram, portanto ninguém está “a ficar gagá”, ou
    estamos todos.

    Já agora, acrescentando outra análise à foto:
    Em cima, do lado direito, o treinador Margaride está com um ângulo visual muito bom, vendo tudo e todos.
    O treinador Matos foi para o lado oposto (de óculos escuros), pois os pupilos de ambos, sempre foram eternos rivais. O treinador Passeti está na “pista do meio”, para separar com o “cloro” fora da água, as diferenças evidentes.
    Os nadadores, todos eles seguindo a cultura “judaica
    criatã”, como desportistas bem educados que são, deram o lugar da frente às nadadoras.
    As senhoritas Regina, Elsa, Graça e Gabriela estão todas de salto alto, mas a “debutante” Bernardete está com
    sapato raso.”
    Viriato

    Comentar por Viriato — Fevereiro 13, 2011 @ 9:27 pm

  11. Bon dia ! quer conhecer aonde fica !

    Comentar por victor armando amade — Maio 10, 2013 @ 3:49 pm

  12. gostei tou aqui em angola estamos juntos obg

    Comentar por victor armando amade — Maio 10, 2013 @ 3:50 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: