THE DELAGOA BAY COMPANY

Fevereiro 11, 2011

LOTTE CADENBACH RIBEIRO, CAMPEÃ DO MUNDO DE PATINAGEM ARTÍSTICA, EM MOÇAMBIQUE, ANOS 50 E 60

Já foi antes do meu tempo. Mas de facto Lotte Cadenbach foi campeã Alemã e do Mundo de patinagem artística pela então Alemanha Federal creio que em 1955, nos campeonatos mundiais de patinagem, disputados em Outubro de 1955 no Palacio Municipal de Desportos em Barcelona, Espanha.

Segundo alguns jornais espanhóis da altura as suas rivais eram a também alemã Helene Nieszle, a belga Diane Fred e a birtânica Maureen Jackson. Se bem que veja o nome dela mencionado em 1952 como campeã, mas aquilo está tudo em alemão, que não leio.

Não sei bem, como, talvez por casamento com um cidadão português, a verdade é que foi parar a Moçambique, onde, em Lourenço Marques, fez inúmeras exibições e treinou vários jovens na patinagem artística. Creio que a sua base era o Clube Desportivo da Malhangalene.

Não sei o que lhe aconteceu a seguir. Na internet, encontrei uma referência a uma senhora com o nome de Lotte Cadenbach Ribeiro como tendo sido treinadora no Stardverband fur Sport Ludwigsburg, e. V. em 1983.

Aqui no Delagoa Bay recorda-se mais uma vez esta grande senhora, de momento, aparentemente, dos poucos lugares na internet onde se podem ver fotografias dela, em que se destaca o fabuloso Xirico.com e possivelmente o Rogertutinegra.

O impacto desta actividade em Portugal sentiu-se, Por exemplo, o Sr. Manuel Ribeiro, que veio de Moçambique, com a ajuda da sua filha Maria Emília Ribeiro Peixoto, dinamizou esta actividade no Grupo Nun’Álvares.

Faz-se referência a Maria Joaquina Caetano (Quina) que aprendeu a patinagem artística em Moçambique e que foi campeã na África do Sul nos anos 60 e que, depois de se radicar em Torres Novas, dinamizou esta actividade em Portugal, sendo ainda uma referência deste desporto em Portugal.

Em Moçambique, a Federação Moçambicana de Patinagem foi criada em 1977. Segundo o seu sítio, a patinagem artística hoje é residual ou não existente em Moçambique. No entanto, parece que há actividade considerável no que toca ao hóquei em patins, onde alguma tradfição se manteve.

A quem tiver mais informações sobre a grande Lotte Cadenbach, peço que escreva para aqui. Mesmo que seja em alemão.

Lotte Cadenbach, campeã do Mundo de Patinagem artística, numa exibição no estádio do Malhangalene em Lourenço Marques.

Lotte Cadenbach com uma aluna - será a Dada?

Lotte Cadenbach e uma aluna.

Lotte Cadenbach e pupilas, em Lourenço Marques.

Esta não sei quem é, mas é suposto ter sido tirada em Lourenço Marques.

Anúncios

7 comentários »

  1. A Lotte Cadenbach foi contratada pelo Malhangalene sob a presidência do Engº Ramalho Correia para dirigir uma Escola de Patinagem Artistica que durante muitos anos funcionou no estádio.
    Posteriormente radicou-se em Lourenço Marques tendo-se casado com um individuo de apelido Ribeiro.

    Foto nº 1:
    Já ostenta no seu fato o emblema do “Glorioso” Malhangalene.
    Fotos nºs. 2 e 3:
    Lotte com a Ana Maria, filha do celebre “MALHANGA”.
    Foto nº 4:
    Lotte com a Ana Maria e com a Migui, irmã do Carlitos e do Fajeca
    Foto nº 5: Mais uma vez a Ana Maria.
    Um abraço

    Comentar por Oscar Soeiro — Fevereiro 11, 2011 @ 2:10 pm

    • Sr Soeiro, Mais uma vez muito obrigado. Mas… como que o Malhangalene se lembra de contratar uma alem, campe do mundo de patinagem artstica, para ir para um stio como Loureno Marques, que no dos destinos mais bvios para a prtica deste desporto…?

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Fevereiro 11, 2011 @ 2:15 pm

  2. Tudo correcto, mas acrecento que a Sra. Lotte para além de treinadora no Malhangalene também foi treinadora no SNECI (junto aos Velhos Colonos).

    Comentar por Luísa Rajão — Fevereiro 11, 2011 @ 11:51 pm

  3. O Malhangalene sob a presidência do Engº Ramalho Correia atravessou um periodo de grande expansão que coincidiu com a formação de uma excelente equipa de hoquei e com a criação de uma escola que chegou a ter mais de 80 miudos a praticar hoquei.

    O Pai Adrião começou a ensinar os exercicios básicos a um grupo de miudas que queria praticar patinagem artistica, mas como grupo se tornou mais exigente o Engº. resolveu contratar uma professora e assim apareceu a Lotte Cadenbach que se deixou enlevar pela “nossa” cidade e resolveu assentar arraiais.

    Um abraço

    Comentar por Oscar Soeiro — Fevereiro 12, 2011 @ 5:20 pm

    • Muito obrigado como sempre Sr. Soeiro. fantstico que a Lotte tenha feito essa mudana.

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Fevereiro 12, 2011 @ 5:24 pm

  4. A patinadora e Ana Maria Teixeira. Tenho certeza! Das melhores alunas da Lotte. Alias, nao sei se sabe quem era o famoso “Malhanga”, pai de Ana Maria Teixeira.
    Agora que sabe pode alterar as legendas.
    Uma opiniao pessoal quando nao se sabe quem e uma pessoa nao se deve dizer “esta”. E muito falta de bom ton.

    Comentar por Celeste — Fevereiro 14, 2014 @ 3:36 pm

    • Olá Celeste e obrigado pelo teu comentário e pela tua opinião pessoal. Sabes, um dia quando tiveres o teu blog, aplica esse teu bom tom, lá. Neste, impera a minha muita falta de “ton” e, quiçá, de chá (credo). Mas direi em minha parca defesa que pelo menos dei-me ao trabalho — de centenas e centenas de horas — de meter aqui para o mundo ver esta e mais que 2.500 fotografias e estórias de Moçambique. E isso deve compensar por alguma coisinha. Não, Celeste? Abraço moçambicano e visita sempre (e manda fotografias), ABM

      Comentar por ABM — Fevereiro 18, 2014 @ 7:44 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: