THE DELAGOA BAY COMPANY

Maio 16, 2011

IN MEMORIAM: RODOLFO ALBASINI, JOGADOR MOÇAMBICANO NO FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 1930-2011

A equipa do Futebol Clube do Porto em 1952. Inaugurado na altura o Estádio das Antas, esta é considerada a fase crucial em que o clube inicia o regresso à competitividade. Segundo Armando Pinto, "Integravam a equipa do F. C. Porto, por essas épocas, com efeito, nomes sonantes do futebol, como os que compunham a equipa da foto, vendo-se: em cima, a partir da esquerda para a direita – Américo, Virgílio, Ângelo Carvalho, Barrigana, Valle, Del Pinto, Albasini e Osvaldo Cambalacho; e em baixo, pela mesma ordem – Hernâni, Porcel, Monteiro da Costa, Pedroto, José Maria e Carlos Duarte."

Faleceu hoje na cidade do Porto Rodolfo Albasini, que jogou na equipa principal do Futebol Clube do Porto nos anos 50.

Era o irmão mais velho dos igualmente conhecidos Sérgio e João Albasini.

Rodolfo Albasini deixa família.

Para assinalar esta ocasião, com vénia, reproduzo o excelente texto do Sr.  Armando Pinto (um profundo conhecedor dos assuntos do Futebol Clube do Porto) publicado há um mês e meio no seu blogue Lôngara e que pode ser lido em baixo. Há ainda uma referência no texto ao também moçambicano Fernando Perdigão, sobre o qual o Sr. Pinto também fez um texto.

Refiro ainda a página que o Rogério Carreira preparou sobre esta figura grande do desporto de Moçambique, e que pode ser vista AQUI.

RODOLFO ALBASINI, por Armando Pinto

Albasini era então um jovem oriundo de Moçambique, de nome completo Rodolfo Silva Albasini, nascido em 1930, o qual teve a “desdita” de ter jogado no campeonato português durante um dos longos períodos em que foi mais acentuado o poderio dos bastidores de Lisboa, tendo feito parte da equipa do F. C. Porto ainda no decurso da primeira travessia, então de 16 anos em que o F. C. Porto esteve sem ganhar o campeonato nacional… perante sucessivas peripécias que ficaram para a história de casos e mais casos.

Rodolfo Albasini é entrevistado no dia 14 de Setembro de 1952, após um jogo com o Benfica.

Albasini foi um valoroso futebolista Moçambicano que veio em 1952 para o F. C. Porto, junto com o Angolano Carlos Duarte e o também Moçambicano Fernando Perdigão, numa época em que a equipa azul e branca se reforçou ainda com Pedroto.

Rodolfo Albasini fez parte do plantel principal até ao início de 1954, tendo então sofrido uma grave lesão num joelho, que acabou com sua carreira a nível de alta competição, ainda muito jovem.

Miguel Arcanjo, Oswaldo Silva, Rodolfo Albasini, e Hassani-Ali.

Rodolfo Albasini era um valor saliente, chegando a ser chamado para os treinos da selecção nacional, contudo, como acontecia nesse tempo com maior incidência à maioria dos atletas do F. C. Porto, quanto às formações da Federação, não chegou a ser escolhido para envergar a camisola da equipa das quinas. Tendo integrado grandes equipas do F. C. Porto nessas poucas épocas, como médio, quanto mostra o facto de, emparceirando com grandes nomes desse tempo que constituíam a equipa, haver disputado 13 jogos no campeonato nacional de 1952/53, 8 no de 1953/54 e 1 em 1954/55.

Albasini fez parte do plantel principal até ao início de 1954, tendo então sofrido uma grave lesão num joelho, que acabou com sua carreira a nível de alta competição, ainda muito jovem. Depois disso, devido à lesão, regressou a Lourenço Marques, onde se empregou e jogou ainda, embora a nível provincial, tendo alinhado e sido campeão pelo Ferroviário local.

A equipa de futebol do Clube Ferroviário de Moçambique (LM), campeões Nacionais com Garrido, Pires, Albasini, Humberto, Pontes, Castela,

Sendo Albasini um antigo futebolista escassamente lembrado, derivado ao facto de haver jogado menos de três anos na alta-roda, não tem havido referências sobre ele. Apenas sabemos que mais tarde voltou para a cidade do Porto, tendo mais recentemente, há alguns anos, sido acometido pela doença de Parkinson, conforme se soube por uma entrevista que lhe dedicou há alguns anos o Jornal de Notícias, sob título “A estrela de Albasini cintilou pouco tempo”. E estava ainda doente por volta de 2009.

Merecendo uma lembrança, assim, ao menos, como valoroso futebolista que representou o F. C. Porto, e desempenhou papel de grande estrela nas competições nacionais enquanto durou sua promissora carreira: Fica a recordação deste Moçambicano – Português que, nos inícios da década de cinquenta, apareceu de modo auspicioso na equipa principal do F. C. Porto e apenas não teve uma carreira mais conseguida por ter abandonado o futebol precocemente, devido a arreliadora lesão.

(fim)

O funeral realiza-se amanhã, dia 17 de Maio de 2011, pelas 15 horas, no Mosteiro de Águas Santas.

À familia, apresenta-se as condolências. A comunidade desportiva moçambicana perdeu um dos seus, cuja memória aqui fica registada.

21 comentários »

  1. Faleceu o meu querido e amigo tio. Grande Portista com quem eu tinha muito despique e brincadeiras so para o aferroar. Nuna mais o vou ver.
    Adeus meu querido tio
    Xuxu
    Victor Rangel

    Comentar por victor rangel — Maio 16, 2011 @ 10:00 pm

  2. Até um dia destes,primo descansa em Paz :(((

    Comentar por cila machado — Maio 16, 2011 @ 10:55 pm

  3. Era uma grande amigo, para além de conterrâneo e colega de equipa do meu pai.
    O funeral realiza-se amanhã, dia 17, pelas 15 h (Mosteiro de Águas Santas)

    Comentar por Teresa Perdigão — Maio 17, 2011 @ 12:12 am

    • Teresa, obrigado pela informao. ABM

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Maio 17, 2011 @ 2:50 am

    • Ola Teresa.
      Possivelmente ja não te deves lembrar de mim, mas sou sobrinho do Tio BEBE e sei que ele e o teu Falecido pai eram Grandes amigos…Tudo tem um fim, e triste mas não podemos fazer nada, e de lamentar a partida do nosso amigo e Rodolfo Albasini, e Perdigão, Beijinhos

      Comentar por victor rangel — Maio 17, 2011 @ 6:50 am

  4. Em primeiro lugar agradeço a inclusão, para memória futura, de dois nomes grandes do desporto de Moçambique que têm andado esquecidos. Rodolfo Albasini e Fernando Perdigão.
    No entanto, com o meu pedido de desculpa, quero alertar para o facto de o nome do Albasini, na 3.ª fotografia em que aparecem Arcanjo, Albasini, Oswaldo e Hassani-Ali, o nome do Albasini está trocado, porque ele é o terceiro da esquerda, ao lado do Hassani-Ali.

    Comentar por Augusto Martins — Maio 17, 2011 @ 7:37 am

    • Sr Augusto Martins

      Muito obrigado por me chamar a ateno para este erro. A legenda foi-me dada assim e com a pressa nem sequer olhei. Vou ajustar. Muito obrigado. ABM

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Maio 17, 2011 @ 8:08 am

  5. Apresento à familia enlutada os meus meus sentidos pêsames. Esta noticia apanhou-me de surpresa, pois desde há muitos, mas muitos anos, que não sabia onde se encontrava. Pensei até que tivesse ficado em Moçambique. Conheci pessoalmente o Rodolfo, pois frequentámos em simultâneo a então Escola Técnica Sá da Bandeira, em Lourenço Marques, na década de 1940 e por poucas vezes jogámos futebol, em especial na Moamba. Conheci também um outro primo dele, filho de uma Senhora Enfermeira, com quem joguei também futebol e de quem desconheço o paradeiro. Na altura ele morava numa casa que fazia esquina na 24 de Julho com a Rua Princesa Patricia(?), no lado contrario à pastelaria.

    Comentar por Carlos Alves — Maio 17, 2011 @ 3:33 pm

    • Sr Carlos Alves lamento informar q o primo do meu avo Rodolfo Albasini, de nome Abel Albasini, filho da Sra Ines Albasini(enfermeira), ja faleceu a cerca de 10 anos.

      Comentar por Mara Albasini — Agosto 7, 2012 @ 10:00 pm

  6. Peço desculpa, mas gostaria de deixar a informação correcta sobre os jogadores da foto… Da esquerda para a direita: o 2ª é Oswaldo Cambalacho e não Osvaldo Silva. O 3ª Albasini. E o 4ª é Miguel Arcanjo.

    Abraço

    Comentar por Rogério Almeida — Outubro 1, 2011 @ 1:50 pm

    • Rogério muito obrigado mas estou um bocado confuso, era capaz de escrever para aqui com a legenda dos nomes completa para cver se eu entendo? Muito obrigado e um abraço ABM

      Comentar por ABM — Outubro 1, 2011 @ 1:59 pm

  7. Então aqui vai… na foto em que estão 4 homens sentados, o 1º não sei identificar, o 2º é o Oswaldo Cambalacho, o 3º é Albasini e o 4º é Miguel Arcanjo.

    Abraço

    Comentar por Rogério Almeida — Outubro 20, 2011 @ 7:12 pm

  8. tia Ambrosia, soube do falecimento do tio Bebe, sou a luisa filha da sua prima Laura, mulher do Ussene motorista dos chintonhana, sinto a enorme perda duma pessoa que marcou muito,junto a si a minha infancia, merendando na sua casa com a Eva Bela.
    gostava muito de entrar en contacto com ela. mande-me a sua direccao, que quando for a portugal irei a ve-la, vivo em espanha ha 35 anos.
    jinhos saudosos.

    Comentar por maria luisa tavira ibrahimo — Dezembro 30, 2011 @ 9:31 pm

    • Maria Luisa passei a sua mensagem a minha Avo Ambrosia, infelizmente ela nao esta recordada de si e da sua mae. Ela pede mais informacoes. De qualquer maneira gostaria de informa la q a minha tia Eva Bela encontra se em Espanha e a minha Avo Ambrosia reside em Aguas Santas-Porto. O contacto da minha Avo e 00351229745474. Meus sinceros cumprimentos.

      Comentar por Mara Albasini — Agosto 7, 2012 @ 10:13 pm

      • ola, ja falei com a Tia Ambrosia , gostaria de ter o contacto da EvaBela, pois eu tambem vivo em Espanha, e fomos ao mesmo colegio na Swaziland e muito amigas da nossa juventude, besitos

        Comentar por maria luisa — Abril 18, 2013 @ 4:43 am

  9. sou cristina caldeira, afilhada de Rodolfo Albasini e de Ambrósia. Foram o chamado casal perfeito, a sua união foi até que Deus os separasse, inigualáveis.Também sou uma portista ferrenha. Bem- haja; o meu orgulho é enorme de ter pessoas tão doces como padrinhos. A Afilhada Cristina(Tininha)

    Comentar por tininha — Maio 25, 2012 @ 8:54 am

  10. ola Mara, so hoje vi a sua resposta, diga a Tia Ambrosia, que a minha mama Laura Fernandes Tavira era enfermeira-parteira, o meu pai fazia as carreiras para a namahacha e swazilandia, a minha mama e cunhada do falecido Isidoro Wilson, que estava casado com a minha tia felicidade, tambem enfermeira, espero que com estes datos ela recorde algo, eu estudei com a Evabela na swazilandia, o meu irmao e afilhado da Avo Ines Albasini, besitos

    Comentar por maria luisa — Setembro 28, 2012 @ 11:20 pm

  11. Mara, podia-me enviar o contacto da Evabela em espanha?, besitos

    Comentar por maria luisa — Setembro 28, 2012 @ 11:22 pm

  12. Mara entra no meu facebook e mostra-lhe as fotos que tenho post it, besitos

    Comentar por maria luisa — Setembro 28, 2012 @ 11:24 pm

  13. Agradeço a referência ao meu artigo e blogue, mas conviria retificar que a foto de cima não é da inauguração do estádio das Antas. Isto porque várias pessoas estão a contactar-me sobre isso e eu no meu artigo não escrevi tal, como se pode ver em http://longara.blogspot.pt/2011/04/albasini-um-valoroso-futebolista-do-f-c.html

    Comentar por Armando Pinto — Outubro 5, 2013 @ 8:44 pm

    • Olá Sr. Armando Pinto, muito grato pela sua nota. Mas, se for ler, a legenda da foto não diz isso. Leia bem o que lá está. Um abraço desportivo e mais uma vez grato pelas suas excelentes notas e recordações. ABM

      Comentar por ABM — Outubro 6, 2013 @ 4:05 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

