THE DELAGOA BAY COMPANY

Maio 24, 2011

A HISTÓRIA DO DESPORTO MOTORIZADO EM MOÇAMBIQUE, POR JOÃO MENDES DE ALMEIDA E RICARDO BRÍZIDO, LANÇADO EM 17 DE JUNHO DE 2011 EM LISBOA

No próximo dia 17 de Junho de 2011, cerca das 18 horas, na sede do Automóvel Clube de Portugal, em Lisboa, vai realizar-se a cerimónia formal de lançamento do livro História do Desporto Motorizado em Moçambique, da autoria de João Mendes de Almeida e de Ricardo Brízido.

João Mendes de Almeida, co-autor da obra.

Adelino Brízido, pai de Ricardo Brízido, numa das competições em que participou em Moçambique.

Para quem se interessa pelo desporto motorizado em Moçambique, trata-se, aqui, de uma obra de interesse absolutamente incontornável, com quase 730 páginas e perto de 1500 fotografias. O preço ronda os 58 euros, um pouco mais barato no dia de lançamento.

A primeira edição, de apenas mil exemplares, é dos autores.

Segundo João Mendes de Almmeida, “o livro começa em 1921 com o aparecimento do primeiro clube automóvel em Moçambique e termina em 1973 com a suspensão de todas as provas devido à crise do petróleo. Durante três anos vasculhei tudo que havia, um pouco por todo o lado. Consegui também que o meu colega Ricardo Brízido, filho de um piloto de reconhecido valor da Beira e dirigente do ATCM nessa cidade, responsável pela projecção que o “Rali Internacional da Beira” teve, se juntasse a mim e fizesse toda a parte que respeita à Beira e Manica e Sofala. ”

De entre os vários convidados para a cerimónia, conta-se com a presença do actual presidente do Automóvel e Touring Clube de Moçambique.

Após o lançamento, o livro poderá ser adquirido pela internet, em sítio que também será anunciado aqui.

19 comentários »

  1. ….EU QUEEEEERRRRROOOOOOOOOO

    Comentar por Jose Pepe — Maio 24, 2011 @ 1:00 pm

  2. João Carlos,
    Estive no Funchal há 4 anos e fui ao Hospital procurar-te, mas estavas fora. Eu infelizmente não estarei lá no dia 17 de Junho porque estou em casa com uma invalidez devido a problemas cardíacos, mas sigo tudo na net. Foi o Rogério Monteiro que me falou desta publicação e desejo-te boa sorte. Já não nos vemos desde 1974!!!!!!!!!!!
    Estamos velhos,

    Um abraço,

    Jorge

    Comentar por Jorge de Sousa — Maio 29, 2011 @ 1:22 pm

  3. Aos Autores,

    Parabéns pela excelente ideia. Todos os que nascemos e vivemos os melhores anos da vida naquelas terras, é o meu caso também e que adorávamos os automóveis será um livro obrigatório a comprar a a ler com toda a atenção.
    Como diz o ditado, RECORDAR É VIVER……

    Obrigado,

    Luís Fernandes

    Comentar por Luís Fernandes — Junho 13, 2011 @ 10:32 pm

  4. Boa noite, estou a tentar arranjar o contacto de um dos autores do livro pois tenho interesse em saber mais informações para o revender… Sou sócia da Livraria ASCARI, especializada em automóveis e motos e obrigatoriamente que este livro tem de estar no nosso stock, senão será uma grande falha! O nosso contacto é ascari@ascari.pt ou 225025520. Espero que esta msg surta efeitos. Obrigada. Fátima Rodrigues, ASCARI

    Comentar por Fatima Rodrigues — Junho 15, 2011 @ 9:06 pm

    • Boa noite Fátima, sim bateu à porta mais ou menos certa, reencaminho já a mensagem para o João Mendes de Almeida.

      Comentar por ABM — Junho 15, 2011 @ 9:37 pm

      • Já foi.

        Comentar por ABM — Junho 15, 2011 @ 9:41 pm

  5. Gostava de saber aonde poderei comprar o livro. Nasci e vivi em Moçambique e sou filha, irma e prima de alguns corredores de automoveis de lá.
    Desde ja agradeço. M.Teresa Mancellos Guimaraes

    Comentar por MTeresa BM Guimaraes — Junho 19, 2011 @ 10:38 pm

  6. Nasci na Beira em Moçambique, recordo-me de corridas no circuito internacional da Beira e de alguns rallys a começar e acabar na cidade. Por tudo isto gostaria de vos perguntar se sempre está prevista a apresentação aqui no norte visto que vivo perto do Porto e gostaria de o comprar. Fico a aguardar a resposta.
    Muito obrigado.
    Os meus cumprimentos
    Carlos Jácome

    Comentar por Carlos Jácome — Julho 2, 2011 @ 10:17 am

    • Olá Carlos, não tenho a certeza se há cerimónia, mas o livro pode ser encomendado pela internet, a ligação é Encomenda aqui : http://www.africamotores.com/, é muito fácil. Abraço, ABM

      Comentar por ABM — Julho 2, 2011 @ 1:45 pm

  7. Somos uma livraria de Leiria e gostaríamos de saber como podemos adquirir o livro para dois clientes.

    Gratos pela resposta, somos com consideração,

    Joaquim Lopes / Letras e Livros

    Telf/Fax: 244825061

    Comentar por Letras e Livros Livraria — Julho 28, 2011 @ 4:59 pm

    • Olá Joaquim,

      Já está indicado algures no blogue (referenciado pelo nome do livro) como pode ser obtido, que é através de um sítio na internet (http://www.africamotores.com). Presumo que poderão encomendar por essa via e depois (com a devida alcavala) passar ao cliente. O livro é verdadeiramente monumental e creio que está por uns 60 euros mas vale 200 na minha opinião 🙂 . Pesa 5 quilos…. abraços ABM

      Comentar por ABM — Julho 28, 2011 @ 9:10 pm

  8. Parabéns pela iniciativa. O livro está uma maravilha.
    Faz-nos sentir muitas saudades daquela época. É uma óptima recordação, principalmente para quem não conseguiu trazer todos os registos que tinha em seu poder.
    Sou Luisa Dias de Deus, portanto as saudades são muitas.
    Já adquiri um exemplar no ACP, e gostaria de adquirir outro mas não sei como. Agradecia que me informassem do endereço para eu o encomendar, mas tenho uma certa urgência pois é para a minha irmã que está em Portugal de férias e mora no Brazil.

    Comentar por Maria Luisa Tavares Neves Dias de Deus — Agosto 29, 2011 @ 6:02 pm

    • Olá Maria Luísa, se procurar aqui no índice quanto ao lançamento do livro, encontrará todas as formas e locais para o comprar. ABM

      Comentar por ABM — Setembro 2, 2011 @ 6:10 pm

  9. Parabéns pela vossa Obra.
    Venho tarde mas mais vale tarde que nunca. Só a semana passada tive conhecimento que o nome do meu pai figurava nesta Obra, através de um amigo, claro que fui logo a correr à Papelaria da terra comprar o livro. Espanto dos espantos além da reportagem da corrida de bicicletas motorizadas também estava a fotografia do meu pai com a Taça, ao desfolhar deparei com artigos retirados do Jornal Eco dos Sports do meu avô, Esta Obra para mim é uma relíquia. Tenho em meu poder três colecções do extinto Eco dos Sports, estou à disposição para uma nova Obra.
    Muito Obrigada
    Sempre ao dispor
    Conceição Cerqueira Afonso

    Comentar por Maria da Conceição Morais Cerqueira Afonso — Abril 18, 2012 @ 7:58 pm

  10. ola sabem me dizer onde posso comprar??? é que esse site da africamotores ja esta desactivado alguem me sabe dar um contacto onde ainda posso comprar???

    Comentar por Paulo Caldeira — Novembro 8, 2012 @ 9:26 pm

    • Olá Paulo, há por aí, nomeadamente está à venda nas lojas do Automóvel Club de Portugal. Procura no sítio deles ou telefona. O livro vale mesmo a pena, é uma referência para todo o sempre e um trabalho de amor como vi poucos. ABM

      Comentar por ABM — Novembro 10, 2012 @ 8:53 am

  11. Bom dia !
    I had the pleasure of living in Mocambique – Lourenco Marques, Beira and Nampula in from 1965 to 1969. During those years I was a keen participant in motor sport. In particular motor rallies. I did not compete in L.M. as I was still new to the world of motor sport but a keen assistant to anyone who required my assistance. In particular the Total Rally and the 24th July Motor Races and the Polana Hill Climb.
    Nampula
    To name a few
    Mini Criteria at Namialo
    1967 Beira Rally with Hubertus Simmers from Angoc
    1967 Rali Nocturno de Nampula with Arnaldo Constantino
    I then moved south to Beira and participated in various events:
    1968 100 a’ Hora Rally with “Fininho” – Celso Viera de Silva in a Renault R8 in which we cam 1st. !!
    1968 Rali Internacional de Beira with “Fininho” – Celso Viera de Silva – finished but not well placed due to taking the wrong turn. All my fault
    I have photos and news paper cuttings and will certainly make copies for those who ask for them

    Comentar por Dirk Gnodde — Abril 21, 2016 @ 8:55 am

    • Dear Dirk, belatedly – thank you for writing in. I collect images and stories for this (my) blog and would love it if you took the time to scan some of those images and clippings and sent them to me in decent resolution jpeg files to insert here. My email address, if you are willing, is bcaluanda@gmail.com Many regards, Antonio

      Comentar por ABM — Maio 24, 2016 @ 7:44 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

