THE DELAGOA BAY COMPANY

Junho 15, 2011

A ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DE LOURENÇO MARQUES, 1963

Recorte e texto de apresentação gentilmente enviados pelo Senhor Prof. Rui Baptista.

Recordando velhos tempos, encontrei na minha pasta velhinha de recortes de jornais de Moçambique esta notícia. Envio-a com o natural orgulho de quem dedicou a sua atenção (não tanto como seria desejável pelo seu inegável merecimento) à Natação moçambicana, viveiro de grandes atletas que muito honraram Portugal.

Rui Baptista

Recorte do Diário de Lourenço Marques, 1963. Vejam só os nomes ali referidos. Sobre a trica, não faço ideia do que se tratava.

2 comentários »

  1. Hoy To Mane,
    Com referencia ao artigo do Diario de Lourenco Marques de 1963, eu recordo-me que o meu Pai (Jose Braganca) nessa altura teve uma “trica”, gerada julgo eu por invejas (do sucesso que a Natacao Mocambicana atravessava nessa altura)com um dos irmaos Sertorio ou o Viriato e que era jornalista do Diario! Lembro-me bem de o meu Pai passar horas, escrevendo para os Jornais criticando, e ao mesmo tempo se defendendo desse individuo! Provavelmente o Prof Rui Baptista se recordara melhor do que eu do que foi este episodio! Bem ou mal apenas serviu para desenvolver o desporto Mocambicano que de tanto nos orgulhamos.
    Um abraco grande para ti e as melhores saudacoes ao Prof Baptista de quem me lembro perfeitamente dos meus dias de aluno dele na Escola Comercial Dr. Azevedo e Silva.

    Comentar por Rui Braganca — Junho 16, 2011 @ 8:45 am

  2. É sempre agradável ser lembrado por um antigo aluno para quem foi professor (de raiz) e de gratas lembranças da Escola Industrial e, esporadicamente, com recordações não tão intensas, porque de breves meses, de alunos da Escola Comercial e do seu director Dr. José Vinhal, querido amigo. Agradeço, e retribuo, as melhores saudações. Um abraço. Rui Baptista.

    P.S.:Sinceramente, não me recordo dos motivos que motivaram o esclarecimento por mim redigido e assinado por Margaride Fernandes, na sua qualidade de presidente. da Comissão Administrativa da Associação de Natação de Lourenço Marques. Apenas enviei a fotografia como prova documental. do “natural orgulho de quem dedicou a sua atenção (não tanto como seria desejável pelo seu inegável merecimento) à Natação moçambicana, viveiro de grandes atletas que muito honraram Portugal.”. Não me esqueço, por outro lado, da preparação físuica, por mim ministrada, com pesos e halteres que tanta celeuma provocou numa altura em que era corrente a voz de que os pesos” prendiam os músculos” e, também, do orgulho de chefiar a embaixada de natação (1958) que se deslocou, à então, Metrópole, regressando a terras do Índico uma “bagagem” de troféus e medalhas a comprovar os inúmeros recordes alcançados.

    Comentar por Rui Baptista — Junho 16, 2011 @ 3:34 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

