THE DELAGOA BAY COMPANY

Novembro 12, 2011

O GRANDE FRANCISCO VELASCO ENTREVISTADO POR PAULO SALVADOR, 2011

A Raposa e o Campeão: Oliveira Salazar e Francisco Velasco cumprimentam-se em Lisboa, anos 1960.

A vida tem destas coisas. Estava calmamente a pesquisar o tema de Ricardo Chibanga, de que esta casa tem pouco, e, via o Gúgele, fui parar eventualmente ao que me pareceu um obscuro sítio onde vejo uma menção do Lívio de Morais (ao casamento de cuja filha fui em Maputo em 2008) e a seguir vejo o nome de Francisco Velasco.

O tal “sítio obscuro”, que para variar se chama “Recordar Angola“, é do (pelo menos para mim) conhecido jornalista da televisão, Paulo Salvador. Que, descobri, faz um programa de entrevistas “one on one” com um número de personalidades, numa estação de rádio chamada Rádio Sim. A primeira surpresa foi, apesar de algumas confusões processuais, aquilo é um tesouro. Tem horas de entrevistas absolutamente fabulosas. A segunda é que Paulo Salvador, que, sem destoar, na televisão obviamente não tem tido as oportunidades que ele obviamente merece (recordo que “merecer” vem de “mérito”, atributo culturalmente pouco apreciado em Portugal) ascende ao seu melhor em termos de erudição e enorme potencial como entrevistador neste formato, produzindo autênticos documentos históricos, ditos na primeira pessoa, pelos seus entrevistados.

E aqui ouvi uma entrevista excepcional com o grande Francisco Velasco, feita por Paulo Salvador, creio que na tarde do dia 17 de Setembro de 2011.

Alguns dos miúdos do hóquei em Lourenço Marques, com quem Velasco conviveu. De pé, da esquerda: Lelito, Arlindo Vicente e Amadeu Bouçós, José Souto e Paredes. Foto que me veio do Carlos Mota e que penosamente mas com prazer restaurei.

Francisco Velasco tem possivelmente o melhor sítio na internet sobre a sua vida e obra – veja AQUI.

Mas esta entrevista, que dura cerca de 40 minutos, mais do que merece ser ouvida. Do princípio ao fim. Especialmente o fim, em que o nosso Velasco foi tão, tão generoso para com o bom povo português e definiu a sua portugalidade.

Para ouvir, o exmo. Leitor prima AQUI.

Paulo Salvador tem que arranjar maneira de colocar este programa na televisão por cabo às quintas-feiras à noite, para mostrar realmente o que ele vale e ajudar a contrariar um pouco o verdadeiro lixo que encontro por lá nessa altura.

E não entendo como um símbolo como Francisco Velasco não é mais celebrado e aproveitado pelo establishment actual do hóquei português.

12 comentários »

  1. Após o lançamento do meu romance MEMÓRIAS DE UM AMOR – que retrata uma história intensa e verdadeira de amor passada em Moçambique – fui entrevistado por esse grande jornalista Paulo Salvador, no seu programa na Rádio Sim, em Janeiro deste ano, onde tive oportunidade de “viajar” pela minha infância e juventude em Moçambique. Hoje, em Angola, por vezes bate-me a nostalgia e recordo essa agradável hora com Paulo salvador. Através do seu programa tem dado a conhecer as estórias deliciosas de grandes homens e mulheres que tiveram a felicidade de nascer em vários paises de expressão portuguesa.
    Um forte abraço desde Huambo-Angola.
    Jorge Pereira

    Comentar por Jorge Pereira — Novembro 12, 2011 @ 9:48 pm

    • Jorge,

      Grande abrao a para Huambo, grande cidade angolana onde estive em 2007 e 2008. Mais uma entrevista para ouvir e mais um livro para ler! Vou procurar mais dados sobre o teu livro. Histria de grande amor em Moambique hem? Grato, ABM

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Novembro 12, 2011 @ 10:03 pm

      • Meu bom amigo e companheiro na natação GDM….se quiseres poderei mandar-te o meu humilde romance autografado – deixei alguns em Portugal – ou poderás adquirir na Livraria Barata (Av. Roma-Lisboa).
        Acredita estou adorar viver aqui nesta bela e organizada cidade de Huambo. E irei continuar por cá mais um ou dois anos. Também, estou mais perto da minha terra Moçambique.
        Um forte abraço
        JP

        Comentar por Jorge Pereira — Novembro 12, 2011 @ 10:12 pm

  2. A Rádio Sim pertence ao Grupo Renascença, que inclui as outras rádios, RFM, Mega FM e RR.

    Comentar por Carlos Schmidt — Novembro 12, 2011 @ 9:55 pm

    • Carlos, muito grato, até hoje nunca ouvi falar desta estação, cujo formato desconheço praticamente só oiço a TSF pois só gosto de rádio falada e mesmo assim metade do tempo aquilo é lixo, ainda por cima agora que são obrigados a passar maioritariamente música de elevador portuguesa. Mas fui ver e pelos vistos emitem em toda a parte menos em Lisboa, o que acho estranho ou então o sítio deles não diz.. Mas pode-se ouvir pela internet. As frequências podem ser vistas aqui: http://radiosim.sapo.pt/frequencias.aspx

      Abraço, ABM

      Comentar por ABM — Novembro 12, 2011 @ 10:16 pm

      • Meu caro amigo, a Rádio Sim é quase nacional e em particular na capital pode ouvir em AM 594 e 963 e em FM pode ouvir mais ou menos com qualidade em 102,2 (Palmela). Eu trabalho há quase 30 anos no Grupo Renascença e a Rádio Sim está focalizada para a faixa etária mais idosa.
        Aqui
        http://radiosim.sapo.pt/programas_detail.aspx?fid=179&did=1441
        pode ouvir todos os programas do Paulo Salvador, devo dizer que vale a pena ouvir estes testemunhos africanos de todos os quadrantes sociais.
        Já agora sabes o contacto do Fernando Adrião? Pode ser que o Paulo o entreviste, porque é outra lenda do hóquei tal como o Velasco que encantará os ouvintes. Escrevo-te neste momento e oiço o Velasco.
        Um grande abraço
        CS

        Comentar por Carlos Schmidt — Novembro 12, 2011 @ 10:36 pm

  3. Lamento a minha ignorância, mas desconhecia que o Fernando Adrião já não está entre nós. As minhas desculpas à sua família. Obrigado pelo aviso amigo ABM

    Comentar por Carlos Schmidt — Novembro 12, 2011 @ 10:54 pm

    • Ele estar sempre connosco Carlos, no pode haver ofensa.

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Novembro 12, 2011 @ 11:47 pm

  4. Caro amigo
    obrigado pelas suas gentis palavras. Um abraço

    Comentar por Paulo salvador — Novembro 13, 2011 @ 1:44 pm

    • Paulo, do que vie e ouvi, é apenas a verdade, de quem sempre gostou de bom jornalismo ao vivo, especialmente fo formato de entrevista. Grande grande programa esse na Rádio Sim. ABM

      Comentar por ABM — Novembro 13, 2011 @ 3:21 pm

  5. fiquei estupefacto ao ler que o Fernando Adrião, faleceu, aproveito para enviar as minhas condolências a todos os Familiares; Aproveito para
    informar que estive pessoalmente com ele em PORTUGAL, PORTO

    Comentar por Ferreira Pinto — Dezembro 11, 2011 @ 8:37 pm

  6. Amigo: ABM PERGUNTO PELO MEU AMIGO E COLEGA MESQUITA, QUE JOGOU NO DESPORTIVO, EQUIPE COMANDADA, PELO FALECIDO

    SERAFIM BAPTISTA, UM ABRAÇO.

    Comentar por Ferreira Pinto — Dezembro 11, 2011 @ 8:44 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

