THE DELAGOA BAY COMPANY

Dezembro 3, 2011

A EQUIPA DE FUTEBOL DE SALÃO DO BCCI EM NAMPULA, ANOS 1960

Fotografias gentilmente cedidas pela Paula Vilaça, em que está o seu pai, Miguel Vilaça, que trabalhou no BCCI em Nampula e depois no BCA.

Os craques de futebol de salão do BCCI de Nampula. De pé, Miguel Vilaça, (falecido), Luís Amaro(falecido) e José Pedro Pina Amaral. De joelhos, Carlos Morais, José Graça Peixe e Manuel Petisca.

Mais uma imagem da equipa. De pé, da esquerda: Ramiro Ribeiro (falecido), Miguel Vilaça (falecido), Carlos Morais, Rafael Gomes da Silva(falecido), e Vitorino Caeiro. De joelhos: Luís Amaro (falecido), Álvaro Lopes, Manuel Petisca e José Graça Peixe.

Recebendo as felicitações por uma vitória.

Foto1 para a posteridade. De pé, da esquerda: José Graça Peixe, Carlos Morais, Manuel Petisca e Álvaro Lopes. De joelhos: Miguel Vilaça, Luís Amaro, e José Pedro Pina Amaral.

Foto 2 para a posteridade. De pé, da esquerda: Álvaro Lopes, José Pedro Pina, Luís Amaro, Maria Helena Garção (Nely), Miguel Vilaça e José Graça Peixe. Em baixo: Manuel Petisca, filho do Amaro, Carlos Morais e o filho do Petisca.

10 comentários »

  1. Fotos da EQUIPA DE FUTEBOL DE SALÃO DO BCCI EM NAMPULA, ANOS 1960

    Caro António Botelho de Melo,

    Como um dos responsáveis da Comissão dos Empregados de Ex-BCCI (Moç). e de acordo com o pedido por si formulado
    envio o nome dos jogadores que figuram nas fotos, alguns dos quais já falecidos, infelizmente:

    Foto n.º 1:

    Os craques de futebol de salão do BCCI de Nampula. De pé, Miguel Vilaça, (falecido), Luís (?) Amaro, (falecido) e José Pedro Pina Amaral. De joelhos, Carlos Morais, José Graça Peixe e Manuel Petisca.

    Foto n.2:

    Mais uma imagem da equipa. De pé, da esquerda: Ramiro Ribeiro, (falecido), Miguel Vilaça, (falecido), Carlos Morais, Rafael Gomes da Silva, (falecido), e Vitorino Caeiro.
    De joelhos: Luís (?) Amaro (falecido), Álvaro Lopes, Manuel Petisca e José Graça Peixe.

    Foto n.º 3: SEM NOMES

    Foto n.º 4:

    De pé: José Graça Peixe, Carlos Morais, Manuel Petisca e Álvaro Lopes.

    Em baixo: Miguel Vilaça (falecido), Luís (?) Amaro (falecido), e José Pedro Pina Amaral.

    Foto n.º 5:

    De pé: Álvaro Lopes, José Pedro Pina, Luís (?) Amaro, Maria Helena Garção (Nely), Miguel Vilaça e José Graça Peixe.
    Em baixo: Manuel Petisca, filho do Amaro, Carlos Morais e filho do Petisca.

    Aproveito o ensejo para felicitar pelo trabalho que tem tido em divulgar as fotos recentes e longíncuas de Moçambique, terra onde nasci e vivi durante 45 anos!

    Bem haja.
    Luiz Pinto

    Comentar por Luís José F. M. Pinto — Dezembro 4, 2011 @ 6:36 pm

    • Caro Sr. Luiz Pinto,

      Não há maneira de lhe agradecer a gentileza de ter tomado o tempo para compilar esta lista de nomes dos nossos atletas do BCCI. Muito obrigado. Irei actualizar as legendas e colocar tudo. O que acho impressionante é que as fotos me foram cedidas pela filha de um dos colegas que não sabia os nomes de quase ninguém e na altura eu disse-lhe “bem, vamos esperar, pode ser que alguém saiba”. Ela vai ficar de boca aberta…. mais uma vez obrigado, ABM

      Comentar por ABM — Dezembro 4, 2011 @ 6:48 pm

  2. Amigo Luiz Pinto, felicito todos os colegas e amigos pela disponibilidade de recordar algumas das nossas memórias, que fazem parte do meu album; práticamente está tudo bem identificado,, infelizmente o colega Luis Amaro já faz parte dos colegas que partiram ; na foto nº 3 o nº 6 é o Miguel Vilaça, depois sou eu (guarda redes-Carlos Morais,Manuel Petisca e Luis Amaro; na foto nº3 acrescentar que as taças são a maior Vencedores do Torneio “Rosa Negra” sem derrotas; Taça do melhor marcador-Luis Amaro e Guarda Redes menos batido – Carlos Morais. Um abraço amigo e mais uma vez os meus cumprimentos, com votos de um Santo Natal para a quadra que se aproxima; um grande BEM HAJA.. . Carlos Morais

    Comentar por Carlos Morais — Dezembro 4, 2011 @ 10:12 pm

    • Este pessoal do BCCI é outra loiça. Alguém se recorda do Dr. Oscar Bessa Gomes? esse conheço eu. ABM

      Comentar por ABM — Dezembro 4, 2011 @ 10:27 pm

  3. Meu Caro Victor Barricas,
    Vi com muita satisfação as fotografias enviadas, pese embora, a equipa não ser do meu tempo, porquanto, são posteriores ao ano de 1968, altura em que eu fui para Porto Amélia.. No entanto, é muito agradável verem alguns dos craques de então e que ainda fazem parte do nosso mundo.
    Um abraço e votos de um Santo Natal,
    Soares Ferreira

    Comentar por JOSÉW LUIS SOARES FERREIRA — Dezembro 5, 2011 @ 6:54 pm

  4. Uma surpresa que não consigo descrever, por me ter colhido absolutamente desprevenida. E logo abri o mail no dia do meu aniversário…
    Os nomes estão corretos. Aquele ponto de interrogação em relação ao meu marido ( Luis Amaro) não se justifica portanto.
    Obrigada Paula Vilaça. Dá um abraço à tua mãe e diz-lhe que não esqueço nunca os nossos tempos de Àfrica. Para ti, um mundo de coisas boas…e um abraço.

    Paula Amaro

    Comentar por Paula Amaro — Dezembro 7, 2011 @ 5:53 pm

    • Olá Paula, já actualizei as legendas e ainda falta indexar. O ponto de interrogação foi à vida… ABM

      Comentar por ABM — Dezembro 8, 2011 @ 1:15 am

  5. Estava a fazer uma pesquisa com a minha mãe acerca dos tempos em que viveu e casou em Nampula nos anos 60, quando viémos “aqui” parar, simplesmente porque ela desatou aos gritos (literalmente) a dizer que eram os antigos colegas de banco do meu pai que integravam a equipa de futebol salão daquela época.

    Acho que anda lhe vi uma lágrima a querer saltar do canto do olho ,mas com algum esforço lá se conteve… Além de terem sido colegas dele no banco (acho que todos), alguns também chegaram a ir ao casamento dele em Nampula, inclusivé a Maria Helena Garção “Nely” da quinta foto (última) a contar de cima desta página.

    O meu pai chamava-se Eduardo Pinheiro ( falecido em 2003…) natural duma aldeia perto de Vila Nova de Famalicão- Porto, foi ter com a minha mãe ( Olímpia Monteiro natural de Almeida-Guarda) a Nampula em 67 e lá casaram, e me viram nascer a mim em 73 ( Pedro Miguel) e ao meu irmão em 72 (também Eduardo). Em 80 nasceu o mais novo( Hugo) já em Leiria.

    Ele trabalhava no BCCI e ela nos Correios, tendo ido para o Banco Totta e para o Liceu respectivamente, quando regressaram a Portugal e vieram viver para Leiria.

    Se por ventura alguém se recordar de quem estou a falar e tiver alguma foto dele/deles que possa partilhar, gostaria de fazer a surpresa à minha mãe que nunca se irá esquecer dos tempos de completa felicidade que viveu em África .

    Obrigado desde já , e bem hajam por manterem vivas estas memórias que a todos certamente vos tocará no coração cada vez que se fala nos “tempos” de África .

    PS- O meu pai também chegou a jogar futebol salão com os colegas de trabalho, acho que era guarda-redes, não posso precisar).

    Comentar por Pedro Pinheiro — Abril 7, 2016 @ 1:16 am

    • Olá Pedro, fico contente que havia um cantinho aqui com uma recordação familiar…. cumprimentos, ABM

      Comentar por ABM — Maio 24, 2016 @ 7:46 pm

  6. Olá Pedro, O teu querido pai ainda fez uma perninha na equipa de futebol de salão do BCCI, Era um amigo, com quem se podia contar, também me lembro bem da tua mãe que era uma simpatia de senhora. Saí de Nampula em 1972 para Lourenço Marques, e confesso que não me lembro se já eras nascido, Lamento o falecimento do pai, apenasl tomei conhecimento, bastante tempo depois. que descanse em paz. Com muita amizade um abraço para ti e um beijinho à mãe. Sempre ao dispor sou o amigo Manuel Nunes Petisca.

    Comentar por Manuel Nunes Petisca — Maio 30, 2016 @ 4:29 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

