THE DELAGOA BAY COMPANY

Janeiro 7, 2012

MANUEL VALENTE BORREGO, PROFESSOR NA ESCOLA INDUSTRIAL, CAMPEÃO DE ESGRIMA E ATLETA OLÍMPICO

O cartaz oficial dos Jogos Olímpicos de Roma, 1960.

ao ver esta fotografia da equipa de esgrima da Associação dos Velhos Colonos de Moçambique, o meu caro Abel Lameiras, pelo Facebook, enviou-me uma preciosa nota referindo que “o mestre de oficinas de serralharia da Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque (EIMA), Manuel Valente Borrego, foi instrutor de esgrima na Beira e em Lourenço Marques. Valente Borrego fez parte da equipa de esgrima olimpica de Portugal.”

Não sabia nada sobre este assunto. E ainda que tecnicamente não seja sobre desporto de Moçambique, creio que tem interesse explorar um pouco este tópico.

O Prof. Manuel Valente Borrego numa jantarada do EIMA na Parede em 2005. Foto raptada pelo Abel Lameiras do sítio dos veteranos do EIMA.

Fui procurar alguma informação e encontrei o seguinte:

1. Numa listagem do pessoal docente da Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque em Lourenço Marques, 1969, aparecem os seguintes nomes na Oficina de Serralharia: “Mestre José Mendes, Contramestres António Gabriel Ribeiro e Manuel Valente Borrego”.

Lista 1 de 2. O corpo docente da Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque em Lourenço Marques, 1969.

Lista 2 de 2. Aqui se pode ver o nome do Prof. Manuel Valente Borrego, para além do nosso querido Prof. Rui Baptista e o Eng. Tomás Gouveia, pai da grande Dulce Gouveia.

2. Numa listagem dos títulos ganhos por atletas do Sporting Clube de Portugal, aparece a seguinte informação:

Campeonato Nacional, sabre, individual (3 títulos)
1958 – Manuel Valente Borrego
Campeonato Nacional, espada, individual (1 título)
1957 – Manuel Valente Borrego
Campeonato Nacional, florete, individual (2 títulos)
1957 – Manuel Valente Borrego
1958 – Manuel Valente Borrego
Campeonato Nacional, florete, equipas (2 títulos)
1957 – Manuel Valente Borrego, Santos Silva e Luís Ferreira
1958 – Manuel Valente Borrego, Santos Silva e Luís Ferreira

Recorte do jornal lisboeta "República", 16 de Abril de 1958.

3. Num sítio sobre atletas do Sporting de Portugal, aparece a seguinte informação:

Nome – Manuel Valente Borrego
Data de nascimento – 2 de Dezembro de 1934
Naturalidade – Aldeia do Bispo, Penamacor – Portugal
Posição – Esgrima
Nota – representou Portugal na modalidade de Esgrima, nos Jogos Olímpicos de 1960, realizados em Roma.

4. Quanto à sua participação nos Jogos Olímpicos de 1960, a participação portuguesa em esgrima está devidamente registada aqui, com referência ao Prof. Borrego e ainda à grande Regina Veloso, que foi uma figura incontornável do Desportivo.

Se alguém tiver dados ou fotografias do Prof. Borrego ou o contacto de algum familiar, agradecia que enviasse uma nota para aqui. Gostava muito de deixar registado nesta Casa mais informações sobre este campeão e atleta olímpico do esgrima que viveu muitos anos em Moçambique.

Manuel Valente Borrego foi também (do que li no seu grupo dos veteranos) um dos professores de trabalhos manuais mais apreciados no Externato Marques Agostinho em Lourenço Marques.

Curiosa e lamentavelmente, não há nenhum registo sobre ele nos sítios das duas federações portuguesas de esgrima, nem no sítio do Comité Olímpico Português, nem tão pouco no sítio da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal. O sítio do Sporting Club de Portugal tem alguns dados, mas apenas o essencial.

Sobre isto apenas tenho um comentário: triste é o país que trata assim a memória dos seus campeões.

Advertisements

12 comentários »

  1. Conheci o Mestre Valente Borrego em 1960/61/62, na Beira, quando ele dava aulas de Trabalhos Manuais na antiga EICFA, ainda na Ponta Gea e antes de passar para a nova em Matacuane. Anos depois, creio que em 1966, voltei a encontra-lo na EIMA em LM. Excelente mestre e ainda melhor pessoa.

    Em 1974 ou 75 voltamos a encontramo-nos em Pretoria, mais propriamente em Voortrekkerhoogte, trabalhando como civis para a SAAF. Durante a sua estada na RSA, Valente Borrego colaborou activamente no desenvolvimento da esgrima na Africa do Sul, onde competiu e treinou os atletas locais com sucesso. Talvez se encontrem algumas referencias a Valente Borrego pela imprensa local.

    Fotos do mestre

    Registo Olimpico:

    http://www.sports-reference.com/olympics/athletes/bo/manuel-borrego-1.html

    Infelizmente Portugal tem o habito de esquecer os seus melhores mas o seu nome e’ lembrado no registo acima.

    Comentar por Abel Lameiras — Janeiro 7, 2012 @ 3:21 pm

    • Sr. Abel Lameiras, fico agradecido pela sua primeira e agora pela sua segunda nota. O nosso herói agora tem cara aqui no blogue. É assim que deve ser. Talvez assim um dia quando os esgrimistas portugueses acharem tempo e considerem pertinente olhar um pouco para os ombros sobre os quais construíram o seu edifício, considerem esta pequena nota útil. Pois do que li, de momento, simplesmente não têm história. Nenhuma. Só têm o presente. ABM

      Comentar por ABM — Janeiro 7, 2012 @ 7:27 pm

  2. Na Escola Industrial de Lourenço Marques, conheci, convivi com, e fui colega de docência do praticante olímpico de esgrima Manuel Valente Borrego. Era um gentil-homem, daqueles a que nos habituámos a respeitar na nossa juventude e dos filmes de capa e espada com o actor Errol Flynn.

    A homenagem que o Tomané aqui lhe presta chegada “ao assento etéreo onde subiu” lhe calará bem fundo. A esta homenagem peço licença para me associar, ao mesmo tempo que recordo uma saudosa Escola, os seus professores e seus alunos, que deste mundo já tenham partido ou se encontrem connosco neste vale de lágrimas em que se encontra o nosso desgraçado país.

    Seja-me permitida a ocasião para recordar a figura do director da “nossa” Escola (Industrial), Miguel Vaz Portugal, também já falecido, que se impunha pela sua bondade, não isenta, todavia, de uma acção tão exigente quanto necessária.

    Comentar por Rui Baptista — Janeiro 7, 2012 @ 5:23 pm

    • Sr. Professor Rui Baptista,

      Muito grato pela sua nota, confesso que fiquei surpreendido quando o Sr. Abel Lameiras me informou sobre a passagem deste campeão de esgrima por Moçambique, ainda mais com carreira na Escola Industrial de Lourenço Marques.

      Com um abraço

      Tomané

      Comentar por ABM — Janeiro 7, 2012 @ 7:23 pm

    • Rui Baptista o professor de Educaçao Fisica? Se sim, um grande abraço meu pois fui aluno da EIMA de 65 a 67, vindo da Beira, como finalista. Ainda me lembro dos apertos de mao “quebra ossos”……

      Sim, o Eng. Vaz Portugal foi meu professor de electricidade e guardo excelentes recordaçoes das suas aulas e da sua pessoa.

      Comentar por Abel Lameiras — Janeiro 7, 2012 @ 7:25 pm

  3. Meu caro Abel Lameiras: Sim sou eu, quase diria em carne em osso! Não o faço para que não julgue que eu preconizava o exercício físico para deixar de o praticar. O que aliás não corresponderia à verdade. Cuido da minha forma física com o mesmo entusiamo dos tempos da saudosa Escola Industrial. Como prova, daqui, de Coimbra, lhe envio um aperto de mão (ou, como escreve, de quebra ossos!).

    É sempre grato sermos recordados por antigos alunos. Um abraço amigo. Rui Baptista.

    Comentar por Rui Baptista — Janeiro 8, 2012 @ 12:32 am

  4. Viva, o meu marido, João Borrego é filho de Manuel Valente Borrego, ele tem todo o prazer em trocar contactos consigo para que possam falar sobre este tema e lhe mostrar todo o material, fotografias, artigos de jornal, medalhas etc sobre o meu sogro,

    Desde já, em nome do meu marido e da familia estamos muito gratos por esta linda homenagem.

    Cumprimentos
    Denise Borrego

    Comentar por Denise Borrego — Abril 27, 2012 @ 10:10 pm

    • Boa noite Denise, eu é que agradeço vivamente ter enviado ua sua nota, tinha imenso (imensíssimo) prazer em colocar mais fotografias e informação sobre O Sr. Manuel Borrego, “tropecei” sobre a fotografia e fiquei muito surpreendido com o seu palmarés, ficaria grato. O meu contacto é bcaluanda@gmail.com. ABM

      Comentar por ABM — Abril 30, 2012 @ 12:13 am

  5. Conheci muito bem o M. Valente Borrego pois fomos esgrimiatas da mesma geração ele no SCP e eu numa sala militar, aí por 56 a 60. Posso acrescentar ao currículo que tomou parte nos Campeonatos do mundo de Roma em 55 (foi o unico português). Foi depois para Moçambique e deixei de vê-lo. Não sei quando foi para a RAS onde viria a falecer hà uns 4 anos, talvez. Entretanto encontramo-nos aqui em Lisboa e almoçamos varias vezes com outros esgrimistas da nossa geração. Soube então que sofria de uma grave doença das coronárias. Posso assegurar que a federação de esgrima possui varios elementos sobre o M. Borrego e provavelmente até fotos.
    Na esgrima nunca fomos muitos por isso é que não nos esquecemos.

    Comentar por José Valarinho — Julho 29, 2013 @ 7:29 pm

    • Sr. Valarinho, muito obrigado pela sua achega. Nunca cesso de me surpreender com os valores que andaram por Moçambique e gostava de usar este espaço para ajudar a perpetuar a sua memória e celebrar essa obra e qualidade. ABM

      Comentar por ABM — Julho 29, 2013 @ 7:54 pm

      • Obrigado pela oportunidade. Chamo-me Luis e vivo na província de Maputo. Estou a realizar uma pesquisa sobre a esgrima no tempo colonial em Moçambique e agradecia entrar em contacto com alguém que pode-se relatar alguma experiência, relato, lembranças ou vivências, aportar fotos, artigos de jornal, etc.

        Neste sentido, seria uma honra tentar lembrar este período da esgrima em Moçambique que viria a terminar com a sua independência, mas que pelo que vejo, segue acesso apesar do tempo.

        O meu email é fumoam@hotmail.com

        Agradecia imenso a vossa colaboração.

        Luis

        Comentar por Luis RVM — Abril 24, 2014 @ 12:13 am

      • Caro Luis,

        Espero que o repto seja tomado por quem leia este blog, boa sorte e conta comigo. Cumprimentos moçambicanos, ABM

        Comentar por ABM — Abril 24, 2014 @ 12:17 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: