THE DELAGOA BAY COMPANY

Março 14, 2012

FALECEU FERNANDO NATIVIDADE, ANTIGO CORREDOR DE AUTOMÓVEL

Fernando Natividade, de farda, nas escadas de acesso ao DC10 que a LAM utilizou durante algum tempo. Foto cortesia do blogue Voando em Moçambique e Luisa Hinga.

Chegou uma nota indicando que Fernando Gomes Costa Natividade, que foi um conhecido corredor de automóveis em Moçambique nos anos 1960 e 1970, faleceu esta manhã no Hospital da Luz em Lisboa, após doença prolongada.

Competiu em Moçambique com um Cooper S.

Em 1969, Fernando Natividade competiu nos autódromos de Lourenço Marques (3 Horas de LM, 5 Dez, 1969) e de Kyalami, perto de Joanesburgo.

Foi também instrutor de mergulho e Presidente do Aeroclube.

Fez também pára-quedismo. Citando um seu contemporâneo, “o seu primeiro salto foi em queda livre, façanha essa que [até então] ninguém tinha feito em Moçambique.”

O semanário moçambicano Savana, que se publica em Maputo, fez a seguinte referência na sua edição de 16 de Março de 2012:

“Entre os que nos deixaram esta semana figura o piloto de aviação Fernando Natividade, também candidato a piloto de Fórmula 1 nos tempos. No seu notável CV, uma longa prisão às mãos do SNASP por crime que nunca chegou a saber qual era. O seu processo desapareceu misteriosamente. Como muitos outros…”

Fernando Natividade foi Comandante de Linha Aérea durante muitos anos.

Apresentam-se aqui as condolências aos seus familiares e amigos.

13 comentários »

  1. Fernandel, considerado por muitos o corredor de automóveis com maior habilidade natural.
    Chegou a hora dele como chegara’ a todos nos.
    R.I.P.

    Carlos Prata Antunes

    Comentar por Carlos Prata Antunes — Março 14, 2012 @ 10:03 am

    • Carlos fiquei agradávelmente surpreendida por encontrar aqui o teu comentario. Infelizmente nos ultimos anos as pessoas que conheco e que marcaram a minha vida só se encontram para dar o último adeus a alguma delas.
      Neste grupo de pessoas tambem está o meu ex-marido, que tu e possivelmente mais pessos que aqui vém conheceram muito bem ORLANDO RODRIGUES (xicuala), tambem faleceu depois de muito sofrer de um mal incurável.
      Carlos, gostaria de saber de ti…se puderes contacta.

      Comentar por Isabel Felix (Rodrigues) — Abril 15, 2012 @ 2:10 pm

      • Belinha,so hoje vi o teu comentario…e que enorme surpresa!:)
        Contacta-me pelo meu email mica@zol.co.zw

        Comentar por Prata Antunes — Outubro 7, 2013 @ 2:13 pm

    • Carlos, gostava de ter o seiu contacto, sou o Mário Cardoso xadrezista. Abraço
      mcmarcar@gmail.com

      Comentar por Mário Cardoso — Abril 20, 2013 @ 12:23 am

      • Mário,não o estou a ver mas…
        mica@zol.co.zw
        abraço

        Comentar por Prata Antunes — Outubro 7, 2013 @ 2:15 pm

  2. Um bom amigo que partiu. Um adeus sentido.

    Comentar por Orlando Ramos Branquinho — Março 17, 2012 @ 12:31 pm

  3. Lamento profundamente a partida deste amigo que conheci bem e que tinha uma aptidão natural para lidar com máquinas.

    Comentar por Paulo Cunha — Março 17, 2012 @ 8:11 pm

  4. Vi o Fernando Natividade a correr, era ainda muito puto. Não tenho grandes recoredações dos seus dotes ao volante, mas retenho ainda na memória esse grande nome, a par de Alberto Leitão, Carlos Prata Antunes (MUITO ADMIRADO FIQUEI PELA POSITIVA AO LÊR AQUI O SEU COMENTÁRIO TAMBÉM – ERA UM DOS MEUS ÍDOLOS), Fernando Mahet (julgo que era assim), Zé Bomba (também já falecido), Antunes Guimarães (que é feito dele?), Fernando Prata, enfim, tantos saudoso nomes.

    à sua família, os meus sentidos pêsames,

    Rui Mota

    Comentar por Rui Mota — Abril 7, 2012 @ 2:23 pm

  5. Será possível obter contacto telefónico da sra. D. Maria Luisa Natividade, mãe do Fernando. Fiquei chocada ao saber da morte dele e pouco depois saber através de um amigo comum, que o seu irmão mais novo, António, tambem já havia falecido, não sabendo quando nem como. Estando eu ainda em Moçambique, morreu o Manuel Natividade, jornalista, em 1973 num brutal acidente de viação.

    Comentar por Dina Rodrigues Tomaz — Maio 20, 2012 @ 7:14 pm

    • Olá Dina, não tenho esse contacto mas se alguém tiver pode mandar para aqui ou para mim directamente (bcaluanda@gmail.com) e eu faço-lhe chegar. ABM

      Comentar por ABM — Maio 20, 2012 @ 10:44 pm

  6. Os meus pesamos à família – lembro-me prefeitamente das suas facetas automobilisticas.
    A pedido de um tio meu que vive em Nelspruit, gostava de ter o contacto da esposa ou do filho do falecido Fernando Natividade. Email: ls@ceramicarte.com – 214840170 Obrigado.

    Comentar por Luís Soares — Agosto 30, 2012 @ 10:12 pm

  7. I wonder why his BIOLOGICAL SON has never been informed of his death………………………………………………………… ????????????? It is now November, 8 months after his death and still the family is silent.

    Comentar por L.D. Wright — Novembro 16, 2012 @ 3:22 pm

    • Hi LD, I have no idea what the story is there, but you knoe the old portuguese proverb, “no melhor pano cai a nódoa”. Regards, ABM

      Comentar por ABM — Novembro 28, 2012 @ 7:55 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

