THE DELAGOA BAY COMPANY

Maio 20, 2012

JUNE FITZ-PATRICK, MARIA FERNANDES, TOMÁS SANTOS GIL, DOMINGOS FRIAS E O CENTRO HÍPICO DE LOURENÇO MARQUES, ANOS 1960

Fotografias gentilmente enviadas por Alan Fitz-Patrick, filho de June.

Para ver as fotografias em tamanho máximo, por favor prima nas imagens duas vezes com o rato do seu computador.

A equipa de equitação de Moçambique num desfile na África do Sul ou na Rodésia, cerca de 1968. Da esquerda: Maria Fernandes montando o Altivo, Tomás Santos Gil no Pickwik, June Fitz-Patrick e Domingos Frias montando o Pegasus. Grato aos amigos e leitores que em menos de duas horas enviaram os nomes que faltavam(!).

 

June Fitz-Patrick durante um salto.

21 comentários »

  1. Penso que o P1 é a D. Maria Fernandes e o P4 o Domingos Frias.
    Um abraço

    Comentar por Oscar Soeiro — Maio 20, 2012 @ 1:12 pm

    • Muito obrigado e um abrao como sempre Oscar…! ABM

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Maio 20, 2012 @ 1:16 pm

  2. Oscar, agora lembro os nomes. Muito obrigado.

    Comentar por Alan Fitz-Patrick — Maio 20, 2012 @ 1:40 pm

  3. SAUDACOES A TODOS,DAQUI E RUI VEIGA,O FILHO DA JUNE ANDEI MUITAS VEZES COM ELE AO COLO QUANDO EU ACOMPANHAVA A DONA MARIA E OUTROS CAVALEIROS COMO POR EXEMPLO A JUNE QUANDO ELES SE DESLOCAVAM A CONCURSOS HIPICOS FORA DE MOCAMBIQUE COMO POR EXEMPLO O FAMOSO RAND SHOW EM JOHANNESBURG,ESTA TUDO CERTO QUANTO AOS CAVALEIROS E CAVALOS NA FOTOGRAFIA EXCEPTO O CAVALO QUE A DONA MARIA MONTA NAO E O ALTIVO MAS SIM O CAVALO DA TELMINHA QUE AGORA NAO ME LEMBRO DO NOME,O GRANDE ALTIVO ERA MAIS PEQUENO!!!!!!!GRANDE ABRACO A TODOS,RUI CORREIA DA VEIGA

    Comentar por rui carlos moura correia da veiga — Maio 21, 2012 @ 8:05 am

    • Se bem me lembro o cavalo da Telma Fernandes, com quem participei em provas também, chamava-se CALIPSO. Mãe e filha cavaleiras impares em Portugal.
      O meu cavalo era o Dady´s Boy com o qual o Brigadeiro Henrique Calado chegou a participar em competição na equipe portuguesa nos CHIO´s .

      Comentar por Moisés Santos Gil — Fevereiro 9, 2013 @ 12:15 am

      • Caro MOISES,
        Dizes que es primo do Tomas,sim senhora o PICKWIK tambem era bom cavalo, no dia dele era dificil batelo em tempo pois era muito rapido!!! Desculpa mas esses nomes ja nao sao do meu tempo eu deixei Mocambique em 3 de Agosto de 1963,portanto poderas ver que tanto o Capitao Falcao e o Coronel Ramires ja nao os cheguei a conhecer!!!Desculpa de te fazer esta pergunta mas se o Tomas era teu Primo, o Carlos Manuel(CAMANE) tambem era teu Primo e Grande Amigo meu,nao me lembro de ti,quem erao os teus Pais???Se por acasosoberes por onde anda o Camane???
        Grande Abraco e manda sempre
        Rui Correia da Veiga

        Comentar por rui carlos moura correia da veiga — Fevereiro 18, 2013 @ 6:42 pm

  4. Cá estou outra vez, lembrei-me do nome do cavalo que a Dona Maria Fernandes aparece montando na fotografia da Equipe – O GRANDE “CALIPSO” – que era o cavalo da TELMA FERNANDES filha da Dona Maria e do Sr.Frank Fernandes, para mim na altura, anos 60, havia três cavalos que se destacavam de muitos outros da altura, eles eram o ALTIVO (Dona Maria), o HARPAGÂO(Capitão Vasconcelos Porto), o CALIPSO(Telma Fenandes)e havia também uma égua que pertencia a uma sociedade entre o Capitao Porto e outro Capitão,que não estava na tropa mas era professor e de cujo nome nao me lembro,mas se alguém quizer saber o João de Faria Lopes era muito amigo dele. Para mim uma Égua com excelentes qualidades. Claro está sem ofensas para qualquer, estes eram realmente os cavalos que faziam frente a qualquer cavalo Sul-Africano, simplesmente a minha opinião pessoal!!!!!! Até à próxima, Abraco, Rui Correia da Veiga.

    Comentar por rui carlos moura correia da veiga — Maio 21, 2012 @ 6:19 pm

    • Sr Rui Correia da Veiga, Obrigado pela preciosa nota. ABM

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Maio 21, 2012 @ 6:44 pm

      • Seria injusto não mencionar aqui um outro que era o PICKWIK que o meu primo Tomás Santos Gil ganhou vários concursos.
        Foi o Capitão Vasconcelos Porto que me iniciou no hipismo, na altura bem me lembro do belo HARPAGÃO que ele montava.

        Comentar por Moisés Santos Gil — Fevereiro 9, 2013 @ 12:25 am

  5. Olá Rui.

    É bom estar em contato com alguém cujo colo eu costumava sentar-se no mesmo que eu não me lembro agora. Não sei se lembras, mas o nome do cavalo de minha mãe era Liberette.

    Eu adorava ir ao Centro Hipico come ela e foi tão emocionante ficar tudo pronto para Liberette ir no comboio quando ela deslocava a concursos hipicos fora de Mocambique. Porque vivemos na Matola, minha mãe teria que montar o Liberette para a estação. Quando eu era mais velho (mais o menos 8 anos) eu tinha meu próprio cavalo (égua), Gigi, e montei a para a estação com minha mãe e acompanhei-a para Suazilândia onde ambos competiram em alguns eventos.

    Um abraço
    Alan

    Comentar por Alan Fitz-Patrick — Maio 21, 2012 @ 6:53 pm

    • Caro Alan,
      Lembro-me como vosse hoje ,eras muito traquina nao paravas!!! E isso mesmo LIBERETTE!!! O Mundo e mesmo muito pequeno,ja pensaste que ja la vao pelo menos 50 anos,que e tempo que estou a viver em Durban – Africa do Sul.Grande prazer e ter correspondido contigo,Grande Abraco,Rui

      Comentar por rui carlos moura correia da veiga — Maio 21, 2012 @ 8:04 pm

      • Olá Rui.

        Certamente é um mundo pequeno. Depois de deixar Moçambique, em 1977, eu morava na Cidade do Cabo para a maior parte da minha vida. Saí para a Inglaterra em 2001 e viveu lá até eu me mudei para Amsterdam em 2007. Minha ex-mulher e os filhos ainda vivem na Cidade do Cabo. Mas, para mim, Moçambique ainda e onde está minha alma.

        Um grande abraço
        Alan

        Comentar por Alan Fitz-Patrick — Maio 22, 2012 @ 7:14 am

  6. O Cap. de que fala o Sr. Correia da Veiga será o Cap. Trigo de Sousa?
    Um abraço

    Comentar por Oscar Soeiro — Maio 21, 2012 @ 7:03 pm

    • Caro Amigo e isso mesmo Capitao Trigo de Sousa,ja na altura era homen de ciquenta e picos,mas nunca conheci uma pessoa tao fisicamante condicionada como ele,era um grande cavaleiro e atleta, a EGUA a que me refiro era fantastica o tipo the saltadora que eu gosto cheia de vida com muito espirito e grande coracao,realmente muito corajoza!!!Abraco,Rui Correia da Veiga

      Comentar por rui carlos moura correia da veiga — Maio 21, 2012 @ 7:54 pm

      • Eu recordo-me do tal capitão, não me lembro agora do nome, mas não era o Capitão Trigo de Sousa, porque ele estava no comando do STM no Regimento de Engenharia com o Coronel Vasco Ramires e eu conhecia-o muito bem.
        Penso que era o Capitão Marinho Falcão que estava no comando da PSP (que ficava ao pé da rua das Flores) e que eu numa das provas lhe ganhei a prova das seis barras.

        Comentar por Moisés Santos Gil — Fevereiro 9, 2013 @ 12:32 am

      • Moisés,

        Obrigado pela nota. E … ganhaste ao Marinho Falcão e não foste dentro?

        ABM

        Comentar por ABM — Fevereiro 18, 2013 @ 7:48 am

  7. Também me lembro do “irrequieto” Pickwick” – eu era miúdo, montava no CHLM e entrava em provas no Xinavane. SD

    Comentar por Simões Dias — Outubro 21, 2013 @ 9:55 am

  8. Caro Rui,
    É verdade, o Camané, filho da minha tia Maturi e Engº Borges Delgado, como lhe chamávamos, é meu primo e presentemente está nos EUA.
    A família Santos Gil vem da parte do meu pai, sobrinho do Paulino Santos Gil, e eu fui para Moçambique em 59 com os pais do Tomás ( Carlos Santos Gil – gerente da fábrica de descasque de arroz em LM) onde permaneci até 1975, era gerente da firma Watson´s Shipping em LM.
    Falando do Cor Vasco Ramires, Cmdt do Quartel de Engenharia na altura, foi depois do Cor Vasconcellos Porto o meu professor, todos os dias às 6 da manhã ia para o Centro Hipico com ele no seu carro montar.
    O Alferes Trigo de Sousa que na altura era 2º Cmdt do STM ( que ficava na Engenharia) também era meu amigo, pessoa impecável e de uma sensibilidade humana ímpar, tal pai tal filho com quem também me dei muito.

    Agora que esclarecemos, lembro-me perfeitamente dos cavalos da familia Fernandes ( Telminha e D. Maria) que montavam o Calipso e o Altivo. O Harpagão era sem dúvida um cavalo estupendo, mas só o Cap Porto sabia tirar proveito dele. Realmente o Pickwik era muito nervoso e era um cavalo dificil.
    O capitão Marinho Falcão era o comandante da PSP que ficava perto da rua das Flores ( onde eu morava nos últimos anos até vir para Portugal).
    Um dia destes irei colocar alguma fotos do meu tio Paulino Santos Gil.
    Um abraço e até breve.

    Comentar por Moisés Santos Gil — Janeiro 12, 2014 @ 8:21 pm

  9. Da esquerda D.Maria Fernandes, Tomas Santos Gil, Fitz Patrick e Domingos Frias

    Comentar por Moisés Gil — Janeiro 22, 2016 @ 9:28 pm

  10. Quem montava o Harpagão era o Rui Lobo da Costa. A égua do Capitão Vasconcelos Porto era a Celta…
    Paula d’Oliveira

    Comentar por Paula d'Oliveira — Fevereiro 3, 2017 @ 11:51 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

