THE DELAGOA BAY COMPANY

Setembro 15, 2012

A EQUIPA DE FUTEBOL DO FERROVIÁRIO DE LOURENÇO MARQUES NO AEROPORTO, ANOS 1950

Filed under: 1950 anos, Equipa Ferroviário LM, FUTEBOL MOÇAMBIQUE — ABM @ 1:15 pm

Fotografia de Carla Pinhal, filha de Armindo Pinhal, gentilmente cedida e que restaurei.

A foto não tem legenda. Deve ter sido tirada na segunda metade da década de 1950, é a equipa de futebol do Ferroviário a embarcar para a Africa do Sul.

Da esquerda para a direita:
Fila de baixo – Marques Neves, Costinha, Liua, ?, Cândido Veiga
2ª fila – Costa Pereira, Elias Dias Maio (tio da Carla), Epifanio Cunha, ?, Henrique Rodrigues, ?, Hélder Moura, Gilberto Morais, Severiano Correia (treinador)
3ª fila – Reis, Trigo de Morais, Valentim
4ª fila – Amadeu Castelo, ?, Viana

Quem conhecer mais alguém nesta foto, por favor escreva uma linha para aqui.

A equipa de futebol do Ferroviário no Aeroporto de Lourenço Marques, antes da partida para um jogo na África do Sul, anos 1950. Para ver a fotografia em tamanho gigante, prima na imagem com o rato do computador.

11 comentários »

  1. ABM mais uma surpresa…..o meu querido avô no meio de óculos e com o casaco dobrado no braço, Henrique Augusto da Silva Rodrigues. Grata pela partilha.

    Comentar por Fernanda Simões — Setembro 15, 2012 @ 4:16 pm

    • Obrigado Fernanda, a culpa da….Carla 🙂 ABM

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Setembro 15, 2012 @ 4:29 pm

    • Fernanda, não conheci o seu Avô pessoalmente mas ele era muito falado em nossa casa. Foi o Sr. Henrique Rodrigues que convidou o meu Avô, José Botelho, para tomar conta do bar do Clube Ferroviário em 1949. Os meus avós estiveram no Clube salvo erro em 1949/1950 e depois novamente em 1958/1959. Gostei muito do seu comentário.

      Comentar por Carla Botelho Pinhal — Setembro 17, 2012 @ 8:40 pm

      • Carla Botelho Pinhal o mundo é muito pequeno. É bom ainda termos memórias para poder contar. Beijocas na alma ❤

        Comentar por Fernanda Simões — Setembro 17, 2012 @ 8:53 pm

  2. O ponto de interrogação a seguir ao Liua, é o Armando Rocha

    Comentar por Lino de Oliveira — Setembro 16, 2012 @ 9:58 am

  3. O meu querido avô se fosse vivo faria hoje 114 anos … 😦

    Comentar por Fernanda Simões — Setembro 16, 2012 @ 2:44 pm

  4. Era puto nesta altura, saudosa equipa esta… recordo-me de vê-los treinar e a jogar: – o Costa Pereira, o Costinha, o Líua, o Epifânio que tinha um grande físico, o Hélder Moura, o Cândido Veiga e o inesquecível e amigo Gilberto Morais, dirigente e o treinador Severiano Correia que só muito mais tarde me passaram cartão… quando batia numas bolas com o setique. 🙂

    Comentar por Francisco Velasco — Setembro 17, 2012 @ 8:09 am

    • Amigo ABM muito feliz por esta foto onde aparece o meu Pai (A.Rocha).
      Não a conhecia.
      Abraço

      Comentar por Armando Rocha — Setembro 20, 2012 @ 6:44 am

  5. Olá Tomané.
    Obrigado pela foto onde posso ver o meu pai (Já falecido, Luis Trigo de Morais) e o seu primo direito (e meu também em segundo grau) o Gilberto Morais.
    Pude também relembrar algumas pessoas que conheci, como o Epifanio Cunha, pai de uma grande amiga que jogou ténis comigo, o Henrique Rodrigues que fazia parte do grupo de tenistas do Ferroviário (OS GARGANTAS), tal como o meu pai, e também do Candido Veiga, meu vizinho no Bairro Triunfo em Maputo até ao seu falecimento há pouco meses atrás, e pai e avo dos Veigas que continuam grandes amigos.
    Um abraço
    Luis Trigo de Morais (filho)

    Comentar por Luis Trigo de Morais — Setembro 26, 2012 @ 6:32 pm

    • Luiís Trigo de Morais até me arrepiei ao ler os seus comentários. Graças ao ABM cada vez tenho mais surpresas aqui. Sou neta do Henrique Rodrigues e morei no Bairro Triunfo 3ª Avª. Conheci perfeitamente o Sérgio Veiga, aliás ,ele esteve há pouco tempo em Lisboa para lançar um livro. Se estiver interessado em encontrar malta do bairro tenho um Grupo no Facebook : BAIRRO TRIUNFO – Lourenço Marques. Um abraço Moçambicano

      Comentar por Fernanda Simões — Setembro 26, 2012 @ 6:45 pm

  6. Na quarta fila, a única mulher no grupo, é minha sogra, Alice Viana, na altura recém-casada com o Jorge Viana (por isso ele convenceu os dirigentes a deixá-la seguir na comitiva). O Jorge já faleceu e a viúva tem agora 84 anos. Abraços. Herculano de Sousa.

    Comentar por Herculano J de Sousa — Janeiro 15, 2013 @ 1:07 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

