THE DELAGOA BAY COMPANY

Maio 13, 2011

ROGÉRIO CARREIRA – ESBOÇO DO SEU PERCURSO DESPORTIVO

Rogério Carreira em Maxixe: o melhor marcador.

(O que se segue foi copiado e editado a partir do magnífico sítio, Roger Tutinegra cuja página, com nada menos que 171 fotografias, pode ser vista premindo AQUI).

ROGÉRIO CARREIRA NASCEU EM LOURENÇO MARQUES NO DIA 14 DE JUNHO DE 1955.

O PRIMEIRO CLUBE EM QUE INGRESSOU FOI O GRUPO DESPORTIVO LOURENÇO MARQUES (HOJE GDM), NAS ESCOLAS  DE FUTEBOL, TENDO SIDO TREINADO POR PERDIGÃO.

Rogério criança em Lourenço Marques.

NO ANO SEGUINTE, OPTOU PELA PRÁTICA DO FUTEBOL NA ACADÉMICA, AINDA NOS ESCALÕES JOVENS, TENDO SIDO TREINADO POR PÉRIDES.

NA ALTURA FOI VÁRIAS VEZES JOGAR AO ESTÁDIO SALAZAR, ANTES DOS JOGOS DOS CLUBES DE PORTUGAL, BENFICA, SPORTING, PORTO.

Jogando mini-basquet na Escola Primária Rebelo da Silva (hoje a Escola 3 de Fevereiro em Maputo). O Rogério é o segundo a seguir ao que tem a bola.

A SUA IDA PARA A ÁFRICA DO SUL PARA ESTUDAR CONSTITUIU UMA NOVA ETAPA DESPORTIVA. ALI, JOGOU NOS CAMPEONATOS DISTRITAIS EM KLERKSDORP PELO KLERSDORP UNIDOS CLUB, TENDO SIDO CAMPEÃO PROVINCIAL DO TRANSVAAL. NO LICEU QUE FREQUENTOU, FOI SEMPRE MEMBRO DA SELECÇÃO, TENDO JOGADO VÁRIAS VEZES CONTRA OUTRAS SELECÇÕES ESCOLARES DA PROVINCIA DE KLERSDORP.

Rogério numa equipa de futebol de salão.

DE REGRESSO A MOÇAMBIQUE, FOI, POR OBRIGAÇÕES PROFISSIONAIS DO SEU PAI, VIVER PARA A CIDADE DE MAXIXE, TENDO ALI JOGADO NOS JUNIORES E SENIORES PELO GRUPO DESPORTIVO DA MAXIXE, CONHECIDO POR FERRÃO, E PARTICIPOU EM TODAS AS SELECÇÕES, JOGANDO CONTRA AS SELECÇÕES DO XAI XAI, DE LOURENÇO MARQUES , DA BEIRA E DE VILANCULOS.

Os campeões de Inhambane, 1972

NESSA ALTURA, TEVE DOIS CONVITES, UM DO SPORTING DE PORTUGAL E OUTRO DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO, AINDA COMO JUNIOR. A PROPOSTA, FEITA AO SEU PAI, ERA QUE JOGARIA E ESTUDARIA, FICANDO A VIVER NOS RESPECTIVOS LARES. MAS NÃO FOI.

Os campões do Limpopo em futebol de salão, 1972

EM 1970, NUMA DAS VEZES EM QUE O SPORTING DE DAMAS, NELSON, PERES, ALEXANDRE BAPTISTA, HILÁRIO, YAZALDE E COMPANHIA VIERAM A MOÇAMBIQUE, FOI CONVIDADO A IR TREINAR COM ELES AO ESTÁDIO SALAZAR.

Rogério na equipa de futebol de salão da TEAL Discos, anos 70.

FEZ DOIS TREINOS COM ELES. GOSTARAM E FOI NESSA ALTURA QUE PROPUSERAM FAZER UM CONTRATO (AINDA TINHA IDADE DE JUNIOR). NÃO ACEITOU POR CRIANCICE E PROVAVELMENTE MAIS UMA VEZ GOROU-SE UMA BOA OPORTUNIDADE DE CONTINUAR A CARREIRA DESPORTIVA EM PORTUGAL.

O Rogério com os pais em Inhambane, anos 70.

O SELECIONADOR DE JUNIORES ERA JOAQUIM RIBEITO, O CONHECIDO MAKAY, E EM SENIORES ERA JOÃO PAULETA.

NO FERRÃO JUNIORES TEVE COMO SEU TREINADOR SALIMO, E NOS SENIORES JORGE CASTRO.

Os campeões de futebol. Desportivo da Maxixe, época 1972-1973.

FOI O MELHOR MARCADOR DE JUNIORES DA EQUIPA E SUBIU A SÉNIORES AINDA COM IDADE DE JUNIORES E LOGO AÍ NO CAMPEONATO DISTRITAL DE SENIORES FOI TAMBÉM MELHOR MARCADOR DO CAMPEONATO.

Rogério em Maputo, contra o Atlético.

EM 1974, NO 1º CAMPEONATO NACIONAL DE MOÇAMBIQUE (MOÇAMBOLA) E EM REPRESENTAÇÃO DO FERRÃO, DEU NAS VISTAS EM JOGOS COM EQUIPAS DA CAPITAL, (ATLÉTICO, 1º DE MAIO E DESPORTIVO) E AINDA NESSE ANO FOI CONTRATADO PELO GRUPO DESPORTIVO LOURENÇO MARQUES AINDA COM 19 ANOS, TENDO COMO TREINADOR JOÃO ALBASINI E MAIS TARDE SERAFIM BAPTISTA, TENDO JOGADO ATÉ 1976/77, APESAR DE UMA GRAVE LESÃO MUSCULAR LHE TER ESTRAGADO A ÚLTIMA ÉPOCA EM MOÇAMBIQUE, ÉPOCA ESSA EM QUE O DESPORTIVO FOI CAMPEÃO NACIONAL.

Num encontro entre o Sporting e o Desportivo, 1975. O Rogério é o jogador à esquerda.

FEZ NO ENTANTO UM INTERREGNO EM 1975 PARA IR À ÁFRICA DO SUL (JOHANNESBURG) PARA UM ESTÁGIO NO CLUBE PORTUGUÊS LUSITANO FUTEBOL CLUBE, LEVADO PELO EX-SPORTINGUISTA O FAMOSO ARMANDO COELHO.

A EXIBIÇÃO AGRADOU E QUISERAM PROPOR-LHE UM CONTRATO, MAS MAS MAIS UMA VEZ DECLINOU UM EXCELENTE CONTRATO E SEGURAMENTE UMA MELHORIA DE VIDA, POR RAZÕES PESSOAIS.

A Selecção do Vasco da Gama, 1972.

NO DIA 5 DE MAIO DE 1977 EMBARCOU PARA PORTUGAL, PAÍS ONDE NUNCA TINHA ESTADO.

Rogério na Praça do Comércio em Lisboa, 1977.

DEDICOU-SE ENTÃO AO FUTEBOL DE SALÃO, DESPORTO QUE AINDA HOJE JOGA ENTRE AMIGOS, APESAR DE TER SIDO CONVIDADO PARA DAR CONTINUIDADE À CARREIRA FUTEBOLÍSTICA NO LOUROSA, NO VASCO DA GAMA DE SINES, NO SACAVANENSE, TODOS CLUBES DE 2ª DIVISÃO NACIONAL, NA ALTURA TENDO-SE PERDIDO UM JOVEM DE FUTURO COM APENAS 22/23 ANOS.

A equipa de Júniores do Desportivo da Maxixe, 1972.

ATALHE-SE QUE EM MOÇAMBIQUE JOGOU SEMPRE PARALELAMENTE FUTEBOL DE SALÃO, TENDO-SE NOTABILIZADO NAS EQUIPAS DO RANGERS, ASAS, ÂNCORAS, CINEARTE, SODECO, PTL E TEAL DISCOS. EM PORTUGAL JOGOU NAS EQUIPAS DA PIONEER, SPORTIVA, SALÃO EUROPA, JOMA, ETC…

Rogério com o filho Rogério Paulo, anos 80.

A GERAÇÃO DE JOGADORES DE QUE FAZ PARTE O ROGÉRIO FICOU COM A CARREIRA DESPORTIVA AFECTADA DEVIDO AO 25 DE ABRIL, JÁ QUE QUASE TODOS TIVERAM QUE INTERROMPER, NA SUA TERRA, AS SUAS CARREIRAS, QUE IAM NO INICIO, E ESTAVAM A CIMENTÁ-LAS, PARA SE DESLOCAREM PARA A ÁFRICA DO SUL , PORTUGAL, BRASIL COM AS SUAS FAMILIAS AINDA COM 20/25 ANOS, NÃO TENDO AÍ CONDIÇÕES PARA DAR CONTINUIDADE ÀS SUAS VIDAS DESPORTIVAS. NO FUNDO TUDO ISTO ACONTECEU ATÉ AOS SEUS 23 ANOS, IDADE COM QUE ROGÉRIO CHEGOU A PORTUGAL … O QUE TERIA SIDO SE OS EVENTOS NÃO TIVESSEM DECORRIDO ASSIM.

Rogério com duas filhas.

Rogério e a geração seguinte dos Carreiras.

As filhas Carreira.

Rogério e o neto "Carreirinha".

Rogério ladeado por The King e a sua mulher Lolita.

2 comentários »

  1. Foi com muito agrado que vi a fotografia de Rogério Carreira na equipa infantil de minibasquete da Escola Prmária Rebelo da Silva, em Lourenço Marques. Para além do seu valor afectivo para o fotografado, prova ela o papel do Comissariado Provincial da Mocidade Portuguesa de Moçambique na introdução desta modalidade em todo o território nacional, ao tempo: do Minho a Timor.

    Espero um dia vir a publicar um post sobre esta controversa matéria com artigos publicados nos jornais de Lourenço Marques.

    Comentar por Rui Baptista — Maio 13, 2011 @ 11:45 am

    • Quero apenas dizer q o Roger passou ao lado de uma enorme carreira.
      Quanto ao futebol salão,modalidade em q fui seu companheiro e adversário,rotulo-o como o VELASCO ,jogador q muito admirei noutra modalidade devido também á sua grande técnica e facilidade em fazer golos de belo efeito.

      Abração

      Comentar por João Cruz — Maio 16, 2011 @ 4:21 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.