THE DELAGOA BAY COMPANY

Maio 26, 2011

PESCA SUBMARINA, ANOS 60: SÉRGIO PERES, NUNO QUARTIN, E….RUI QUADROS

Fotos gentilmente enviadas do Texas pelo Walter Gameiro.

Realmente só vendo é que se comprova que o Rui Quadros era o maior em terra, mar e ar... aqui com o Nuno Quartin e o Sérgio Peres.

Mais uma do Sérgio Peres, 1963.

Nuno Quartin e Sérgio Peres em 1962.

O Sérgio Peres com uma garoupazona.

1963. Sérgio Peres e o xaréu.

O Nuno e o Sérgio fartaram-se de pescar em 1962...

O Nuno Quartin e o Sérgio Peres, 1962.

1963. O Sérgio exibe uma garoupa com 135 quilos.

Advertisements

11 comentários »

  1. Acerca dos craques da caça-submarina, na 2ª foto a contar de cima, lembro que os de pé eram os meus ídolos e orientadores desse desporto, na altura (1961/1963?). A foto foi tirada no velho Clube Naval de LM.
    De pé: Nuno Quartim, Leong Siu Pun, Sérgio Peres e Rafa(el)(Amorim?).
    De cócoras: C1 e Luis Mendol (Mendes de Oliveira, mas sem muita certeza).
    Cumprimentos,
    Pedro Cerqueira

    Comentar por Luis Pedro Duarte Cerqueira — Maio 26, 2011 @ 7:38 am

    • Luis,

      Obrigado, mudei a foto para ficar s e usei e coloquei a informao e o teu comentrio (ajustado) mesma…

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Maio 26, 2011 @ 4:08 pm

  2. Julgo de interesse referir que o caçador submarino Leong Siu Pun foi um conhecido culturista do Ginásio de Lourenço Marques, modalidade desportiva com grande implantação nessa cidade do Índico. O culturismo era praticado no Clube Ferroviário de Moçambique, na Associação Africana e no supracitado Ginásio de Lourenço Marques.

    Comentar por Rui Baptista — Maio 26, 2011 @ 3:09 pm

    • Boa tarde Sr. Professor,

      Entre outras coisas, conto consigo para se fazer o mapeamento adequado da acitivdade em Moambique. O Walter mandou uma foto em particular onde se pode observar claramente o lado culturalista do grande Leong.

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — Maio 26, 2011 @ 4:09 pm

  3. Adorei ver estas fotos com o meu mano. Ele já as teve também, mas penso que não as conservou. Fiquei muito feliz por o Walter as ter guardado e poder agora adicionar ao DBay para a posteridade!

    Comentar por Célia Quartin — Maio 27, 2011 @ 11:25 am

  4. Grandes amigos pescadores e admiradores deste elitizado esporte.
    Ontem 04/10/2011 nossa região (norte de Santa Catarina) perdeu um dos percursores da pesca sub, O Sr. Romeu Pinheiro, faleceu aos 91 anos e nos deixou seu legado de grande desportista e amigo, descanse em paz Velho Pinheiro, como era conhecido pelos amigos.

    Comentar por Flávio — Outubro 5, 2011 @ 6:54 pm

    • Sr Flávio, grato pela sua nota, O Sr. Romeu Pinheiro era de Moçambique? é que não tenho nada neste blogue sobre ele, e se ele era da pesca submarina de Moçambique, gostaria muito que, se possível, me desse alguns dados ou fotografias que porventura tenha. Um abraço, ABM

      Comentar por ABM — Outubro 5, 2011 @ 10:14 pm

  5. Sr. Flávio,
    Só há pouco tempo, em exploração pela net, dei conta da menção do desporto em Moçambique, nas suas diversas variantes, e dos desportistas mencionados, muitos deles da minha geração e conhecidos. Nasci em 10-1-1940, estudei no antigo Colégio dos Maristas em Xilonguine, onde tive colegas como o Satúrio Pires, Wellington, Couto, Armando Pronto Silva, Branquinho, Sérgio Cardiga (se não me engano),– anos 1950– e muitos outros. Na sua lista de pescadores não se encontra o Luís Lopes da Silva?! Eu também pratiquei, mas nada de especial, em L.M. e na Beira. Talvez o meu amigo me sabe dizer como porque é que nas listas não aparece a “caça desportiva” e/ou “profissional” ? Daí que não aparece mencionado o meu grande amigo, falecido há já um ano, José Pardal que vivia aqui no Concelho de Oeiras, desde 1975, e muitos outros nomes, alguns aparecendo em “tiro de Moçambique” ?
    Os meus agradecimentos, e um abraço de um Moçambicano, nascido em Nampula, mas que conhecia o país de lés a lés. António Júlio Peixe.

    Comentar por António Júlio N. dos Santos Peixe — Setembro 11, 2014 @ 10:13 pm

  6. a garoupa da foto acima com Sergio peres tinha 223k e nao 135k ,mas o mais importante e de facto colocar aqui aqueles que verdadeiramente se distinguiram na caça submarina para que sejam lembrados no futuro.alguns deles nem sequer sao aqui mencionados enquanto outros que em nada se destacaram nesta modalidade tentam promover-se ate com fotografias de garoupas que foram mortas por outro.temos que desmascarar este tipo de gente que se tenta projetar neste caso com um peixe de alguem que ja nao esta entre nos mas que ainda ha varias testemunhas e fotos que comprovam a minha afirmaçao.gente desta nao pode ter lugar neste tipo de memorias.a partir de agora darei inicio a uma recolha de informaçao para aqui colocar aqueles que por direito e pelo que fizeram na caça submarina em Moçambique merecem nao ser esquecidos.

    Comentar por Sergio Peres — Fevereiro 21, 2015 @ 10:19 pm

    • Peixe meu antigo amigo foi ‘nice’ ler o teu posting,somos todos do mesmo tempo e escola,tenho contacto quaze diario com Sergio Cardiga e por vezes veijo o Branquinho tmb na net.Um abraco de Sydney. Baiao (do Ginasio)

      Comentar por Manny (Baiao) Carvalho ex Ginasio de LM — Julho 22, 2015 @ 12:09 am


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: