Fotos gentilmente enviadas por Walter Gameiro, hoje um texano com um cantinho bem moçambicano no coração.
NOTA DO WALTER
Automobilismo 01 –
Data : (julgo que) Maio de 1975
O Alfa Romeo 2000 Sport do Jorge Correia (no 8) que viria a ganhar.
O BMW 2002 caixa de 4 vel. do Walter Gameiro (MLH) em segundo no cotovelo. No 33.
O BMW 2002 TI com os farois de Rally do Kikas Paixao em terceiro.
O BMW 2002 ao certo nao sei de quem, penso que se chamava Rosado, em quarto. No 25.
Parti da primeira fila ao lado do Alfa do Jorge Correia e o Kikas atras de mim.
Fizemos a recta e entramos no Autódromo, passámos em frente das boxes velhas, viramos à direita e logo havia uma curva para a esquerda (onde faleceu o João Terramoto da RTP no acidente com o Rafael Pronto no Renault Gordini) agora ao contrario, que antecedia o famoso “Cotovelo”. Eu tinha caixa de 4 e o Kikas tinha Caixa de de 5 velocidades (e 20 HP a mais), assim a minha terceira era muito longa para aquela curva e a minha segunda era muito curta; eu negociava a curva com o BMW em terceira fundo e tocava no travao com o pe’ esquerdo sem tirar o pe’ direito do acelerador, com o Kikas colado ‘a minha bagageira.
Quando ponho e pe’ esquerdo sobre o travao, o pe’ vai ate’ ao fundo sem acontecer nada. Tinha perdido os travoes logo ‘a primeira volta.
Na semana anterior o circuito de oleo dos travoes tinha ficado aberto dum dia para o outro inadvertidamente e tinha ganho humidade.
Ao ficar quente essa agua passa a vapor de agua e fica misturado no oleo e ao travar, funciona como gas que e’, compressivel ao contrario do oleo de travoes, resultado, nada de travoes.
Claro que cheguei ‘a curva com velocidade a mais. Institivamente, tirei o pe’ do acelerador o que enviou a traseira em derrapagem para o exterior da curva; voltei a por o pe’ na tabua para reganhar traccao e abro o “oposite Lock” gradualmente enquanto derrapava ao longo da curva; as rodas da frente chegaram ao maximo do “lock” (viradas para o exterior da curva) e eu lembra-me de ter pendao … agora “sou um passageiro”; olhei pela janela esquerda e vejo o BMW do Kikas a 10 cm da minha porta. As rodas dianteiras comecam a querer agarrar o alcatrao e preparo-me para o coice, que nao se faz rogado. Logo que agarra o carro guina para o lado contario e e’ preciso compensar.
Chego ao Cotovelo sem travoes com os dois BMW atraz de mim ‘a procura de uma oportunidade.
Travo para o cotovelo a bombar com o pe’ direito a arranjo alguma pressao, mas chego com velocidade a mais de qualquer forma.
O Kikas mete o nariz como se vee na foto mas nao passa. Chegamos ‘a curva mais importante do circuito ao pe’ da Ponte Dunlop. Ninguem nunca ligou nehuma a essa curva mas era a mais importante pois antecede uma recta grande. Claro que eu curvo ‘a frente mas com o problema dos travoes, ando mais ‘a procura de manter o carro na pista do que em ganhar a corrida que sei que nao posso ganhar. naturalmente o Kikas sai da curva com mais velicidade, mete-se na minha traseira para benefeciar da nao resistencia ao ar, e chega portanto ao fim da recta ‘a minha frente. Nao tive qualquer hipotese de segurar o Kikasb sequer. Ele era muito rapido e muito seguro.
Resta-me defender, se possivel, o terceiro lugar. O outro BMW anda 3/4 da corrida tars de mim apesar da falta de travoes, mas finalmente passa com tres ou quatro voltas para acabar. Na volta seguinte, no Cotovelo, perde o controlo a faz piao ‘a minha frente ( foto Automobilismo 02). Eu sem travoes atiro o carro de lado como vinha fazendo nas voltas anteriores como se vee na foto. O Carro dele vai-se abaixo e comeca descair para dentro da curva por causa do relevee’ e obriga-me a corrigir e passar por fora (foto automobilismo 03).
A duas voltas do fim o Rosado nao teve outra hipotese a terminamos assim:
Jorge Correia no Alfa Romeo (primeiro)
Kikas Paixao no BMW 2002 TI (segundo)
Walter Gameiro no BMW 2002 (terceiro)
Rosado no outro BMW (quarto)
——————————————————————————————————-
A foto automobilismo 05 – e’ doutra corrida em 6 de Abril de 1975
Resultados = 1 – Jorge Correia Alfa Romeo 2000 Sport
2 – Walter Gameiro BMW 2002
3 – Gastao Simoes Fiat 125 S
4 – Jose’ Leitao Toyota Carina
5 – Jose’ Luis Nunes Subaru 1400 GSR
Deixe um comentário