THE DELAGOA BAY COMPANY

Junho 15, 2011

SOBRE O DESPORTO ESCOLAR, PELO PROF. RUI BAPTISTA

Filed under: 1960 anos, Comentário, DESPORTO MOÇAMBIQUE, OUTROS, Rui Baptista — ABM @ 10:36 pm

Texto e foto gentilmente enviados pelo Senhor Prof. Rui Baptista.

Bem se desunham os actuais responsáveis pelo desporto escolar em tentar prover o seu desenvolvimento. Tarefa ingrata…e sem frutos que se veja quando comparado com a obra levada  efeito pela extinta Mocidade Portuguesa (MP) tentando esconder o seu esqueleto no armário da sua mediocridade. Como é do conhecimento de quem viveu esses tempos, a MP foi alfobre de muitos atletas e até campeões olímpicos, mormente na Vela e na Esgrima. Eram dedicadas ao desporto escolar as tardes de quarta-feira e as manhãs de sábado.

Este texto constitui prova do que se passava em Moçambique. Chamo a atenção da luta que mantive com o Comissariado da MP para que o desporto escolar se não encontrasse divorciado do desporto federado. Consegui-o com a criação do Centro Desportivo Escolar de Lourenço Marques (CDELM) que  só tinha paralelo na então Metrópole, mas a um outro nível: reporto-me ao CDUL (Centro Desportivo Universitário de Lisboa). Neste particular, quer a Escola Industria Mouzinho de Albuquerque, quer a Escola Comercial Dr. Azevedo e Silva, quer ainda o Liceu Salazar (“last but not least”) muito animaram os campeonatos escolares com campeonatos provinciais e nacionais.

Rui Baptista

Artigo publicado na Tribuna, um jornal de Lourenço Marques no dia 24 de Março de 1964.

1 Comentário »

  1. Foi com muita saudade que vi esta autentica raridade, adorei, fui atleta do Desportivo de Lourenço Marques 1956 até 1960 em Natação, quando fui morar para Malhangalene, lá fui para o Malhanga, várias modalidades sem nunca deixar a natação, fiz o serviço militar em Boane em 1961. Liceu Salazar, Escola Industrial, uma vida intensa nessa terra maravilhosa. Gostava de encontrar os camaradas que fizeram a trópa comigo, muitos faleceram com a explosão do SAVE em Porto Amélia. Agradeço amigo.

    Comentar por Artur Cravo — Dezembro 20, 2012 @ 9:12 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.